A Olimpíada tem o formato de um torneio competitivo entre equipes compostas por estudantes matriculados nas três séries do ensino médio de distintas instituições educacionaisDivulgação
IFRJ Nilópolis recebe etapa da II Olimpíada de Sociologia neste sábado (13/05)
O projeto tem como objetivo promover a familiarização de estudantes do Ensino Médio com os conceitos, categorias, temáticas e autores das Ciências Sociais
Nilópolis - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), através de seus Campus Engenheiro Paulo de Frontin, Nilópolis e Arraial do Cabo sediarão a segunda fase da II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro, no mês de maio. A segunda etapa desta olimpíada de conhecimento começou nesta sexta-feira (12/05) em Paulo de Frontin. Neste sábado (13/05), a competição prossegue no Campus Nilópolis/IFRJ, no bairro Frigorífico. Fechando no dia 20 de maio, em Arraial do Cabo.
Tendo o formato de um torneio competitivo entre equipes compostas por estudantes matriculados nas três séries do ensino médio de distintas instituições educacionais do território fluminense, públicas e privadas, porém estimulando práticas colaborativas intraescolas, o projeto extensionista “Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro” tem como principal objetivo promover a familiarização de estudantes do Ensino Médio com os conceitos, categorias, temáticas e autores das Ciências Sociais, como também contribuir para a consolidação e expansão da Sociologia como disciplina escolar, promovendo reflexões e debates acerca de estratégias lúdicas e criativas para o seu ensino.
A realização da olimpíada também é pensada como uma forma de chamar a atenção para a qualidade e a relevância da oferta da disciplina de Sociologia no Ensino Médio no estado do Rio de Janeiro, e para o seu fortalecimento frente às mudanças colocadas pela Contrarreforma do Ensino Médio. Agora em sua segunda edição, a olimpíada foi ampliada para que pudesse contemplar a participação de mais estudantes, mais escolas, e de diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro. Assim, busca a divulgação das Ciências Sociais de forma mais ampla, bem como a interiorização e capilarização da oportunidade de participar de um evento como esse a jovens de diferentes municípios do estado.
Idealizada e coordenada pelo Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LabES) da UFRJ, sob liderança da professora Julia Polessa Maçaira, a II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro é realizada em parceria com as seguintes instituições: Colégios Estaduais Afonso Pena (CEAP) e André Maurois (CEAM); com as universidades PUC-Rio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e com os colégios federais Pedro II, CEFET – Nova Iguaçu e Maracanã e IFRJ – Engenheiro Paulo de Frontin, Arraial do Cabo e Nilópolis.
A parceria com o IFRJ se deu mediante a aprovação de três projetos de extensão no Edital Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Editais Integrados n. 02 e 03 de 2022), em Arraial do Cabo, sob coordenação do professor de Sociologia Ricardo Cesar Rocha da Costa e com o bolsista Pibiex Jr. Cauã Raphael Santos de Paula; em Engenheiro Paulo de Frontin, sob a coordenação da professora de Sociologia Gabriela Almeida Kronemberger e com a bolsista Pibiex Jr. Karen Kristina S. Araujo de Carvalho; e em Nilópolis, sob coordenação do professor de Sociologia Fabio Peixoto e com o bolsista Pibiex Jr. Paulo Roberto Thomaz Falco.
Acompanhem a II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro através do Instagram do projeto: https://www.instagram.com/olimpiadasociologiarj/.
O IFRJ Nilópolis fica na Rua Lúcio Tavares, 1045, bairro Frigorífico.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.