O festival tem como grande homenageada a escritora Conceição Evaristo que participará de uma roda de conversa no dia 24 de setembroDivulgação / Juh Almeida
A FLIC-BF será realizada pelo Instituto Latinoamerica, com produção da ABÈBÈ Produções, parceria e fomento do Ministério da Cultura, e apoio da Prefeitura de Nilópolis, através das secretarias municipais de Cultura e de Meio Ambiente.
O Parque receberá talentos locais e nacionais. Com a presença de escritores como Conceição Evaristo e Itamar Vieira Junior, terão atividades gratuitas ligadas à leitura, literatura, cultura e artes brasileiras. A programação será composta por professores, escritores e artistas da Baixada Fluminense. Também estarão presentes Elisa Lucinda, patrona do festival, o premiado educador Renan Inquérito, da jornalista Flávia Oliveira e muitos outros.
O evento contará com palestras e debates literários, rodas de leitura e conversa, contação de história, oficinas criativas, apresentações teatrais, musicais e de dança, encontro com autores, lançamento de obras, espaço expositivo, feira de livros, intervenções artísticas, praças de alimentação, literatura como ponto de convergência, interação e diálogo com outras linguagens como as artes cênica, audiovisual, música, artes visuais, circo e cultura popular.
O Festival Literário e Cultural na Baixada Fluminense tem como objetivo inspirar, conectar e enriquecer a comunidade local, estimulando o gosto pela literatura e pelas artes. A participação de autores, artistas e entusiastas culturais garantirá ideias criativas.
"A escolha do local para a realização do 1º Festival Literário e Cultural da Baixada Fluminense não foi por acaso. O Parque Natural Municipal do Gericinó, tombado pelo Patrimônio Ambiental, é um local único e de beleza ímpar onde tudo começou desde a divisão em sesmarias pela Coroa Portuguesa. Com a chegada dos jesuítas trazidos pelos portugueses, a mão escrava negra e a expulsão dos índios Tamoios, a planície onde hoje se encontra Nilópolis, começou a ser habitada. Uma história rica, cheia de ancestralidade”, contou o secretário municipal de Cultura, Antonio Carlos Costa.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Dean Senra, destacou a importância da FLIC-BF. "Acredito que nesse momento que estamos vivendo, em que o Brasil volta seu olhar para a preservação ambiental com seriedade, vislumbrando as boas práticas e sendo protagonista neste cenário no mundo inteiro, aliarmos um evento cultural desta envergadura com o nosso meio ambiente, dentro de uma região tão rica e, por vezes, que seu povo desconhece a sua riqueza, é dar mostras da potência que esses espaços são para o contexto da sociedade em geral. Esta Feira Literária e Cultural vai fazer ecoar ainda mais a potência da Baixada Fluminense, de Nilópolis e do quanto é importante respeitar, amar e valorizar o nosso meio-ambiente.”
Programação completa neste link.
Data: De 19 a 24 de setembro de 2023
Horário: Das 9h às 18h
Entrada Franca
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.