O secretário municipal de Saúde, André Esteves, ao lado da secretária de Educação, Professora Flávia, fez um apelo à população, esclarencendo que não há motivo para pânicoDivulgação / PMN

Nilópolis - A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nota oficial nesta quarta-feira (04), esclarecendo que os dois casos confirmados nos últimos dias são de meningite pneumocócica, que não é contagiosa. Até o momento, não há registros de meningite meningocócica, o tipo mais transmissível.
Após a circulação de informações falsas sobre um possível surto, o secretário municipal de Saúde, André Esteves, fez um apelo à população. "Neste momento, quero tranquilizar os pais e responsáveis. Não há motivo para pânico. Verifiquem se a caderneta de vacinação está atualizada e, caso necessário, procurem um de nossos postos de saúde."

A coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Fabrícia Viana, também reforçou a importância de buscar informações em fontes confiáveis e de não compartilhar conteúdos sem confirmação oficial. "Não estamos vivendo um surto de meningite em Nilópolis. Em caso de dúvidas, consulte os perfis oficiais das instituições públicas ou procure um profissional de saúde."

Com o objetivo de garantir o bem-estar da comunidade escolar, as secretarias municipais de Saúde e Educação publicaram a Portaria Conjunta nº001, que estabelece medidas preventivas. Entre elas, está o afastamento imediato de crianças com sintomas como febre, tosse persistente, secreção nasal purulenta, vômitos, diarreia, lesões cutâneas suspeitas, sinais de infecções respiratórias ou meningite, e outros.

A secretária municipal de Educação, Professora Flávia, destacou o papel da prefeitura nesses últimos dias. "Desde o início tomamos todas as atitudes necessárias. Nós estivemos no espaço, orientamos quanto a assepsia, sobre o possível afastamento de crianças que tivessem com sintomas. Tudo foi minuciosamente cuidado pelo poder público."

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus ou fungos. A forma meningocócica é altamente contagiosa e pode ser fatal se não for tratada rapidamente. A doença se manifesta através de sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca e, em casos mais graves, manchas roxas ou vermelhas na pele.

Para crianças que não estão com a caderneta de vacinação atualizada, a Secretaria de Saúde disponibiliza as seguintes vacinas nos postos de saúde: meningocócica ACWY, para adolescentes de 11 a 14 anos; pneumocócica (Pneumo 10), para bebês de 2, 4 e 12 meses; meningocócica C (MenC), para bebês de 3, 5 e 12 meses.

A Secretaria de Saúde orienta que a população busque esclarecimentos por meio dos canais oficiais da Prefeitura ou com um profissional da área.

Confira abaixo endereços dos Postos de Saúde:

- Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral

Rua Roldão Gonçalves, s/n, Cabral

- Posto A. de A. Machado

Rua Mário Valadares, s/n, Novo Horizonte

- Posto Dorvil Almeida Lacerda

Rua José Couto Guimarães, 1299, Paiol

- Posto Médico Rosa Maria Perez

Rua Mal. Deodoro, 555, Nova Cidade

- Posto Nova Olinda

Rua Amadeu Lara, s/n, Olinda

- Posto Programa de Saúde da Família – Olinda II

Rua Pedro Roque, 13, Olinda

- Posto Programa de Saúde da Família – Manoel Reis

Rua Antônio João Mendonça, s/nº, Manoel Reis

- Posto Programa de Saúde da Família – Frigorífico

Rua Dr. Rufino Gonçalves Ferreira, s/n, Frigorífico

- Posto Dr. Armando Almeida – Chatuba

Rua: Marques Canário, 970

- Posto Programa de Saúde da Família – Cabuís

Rua General Mena Barreto, s/n, Cabuís