Nilópolis é o município com maior percentual de pessoas idosas da Baixada Fluminense. Segundo dados do Censo Demográfico 2022Divulgação
Secretaria de Trabalho oferece vagas de emprego para idosos em evento
Ações voltadas para a Geração Prateada já inseriram 139 pessoas com mais de 60 anos no mercado de trabalho
Nilópolis - A aposentadoria não é mais suficiente para cobrir os gastos do dia a dia, e o número de idosos que buscam uma vaga de emprego vem crescendo. Em Nilópolis, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico tem promovido ações voltadas à Geração Prateada. Na última semana, foi realizado um evento em comemoração ao Dia Municipal do Idoso, com palestras, cursos e serviços gratuitos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
Nilópolis é o município com maior percentual de pessoas idosas da Baixada Fluminense. Segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 20% da população do município já atingiu a terceira idade.
Entre os projetos promovidos pela secretaria está Geração Prateada, que já conseguiu inserir 139 idosos no mercado de trabalho, em parceria com empresas locais. As secretarias de Saúde, Esporte, Cidadania e Desenvolvimento Social também participaram do evento.
Durante o evento, foram ofertadas vagas de emprego com foco em profissionais experientes. Também foram realizadas palestras sobre elaboração de currículos, comportamento em entrevistas, estratégias para reinserção no mercado de trabalho, além de temas como saúde, direitos da terceira idade e qualidade de vida.
O evento reuniu centenas de pessoas, tanto desempregadas quanto empregadas que desejam outras oportunidades. Vanilda da Silva, de 59 anos, está há nove anos no mesmo trabalho e procura por algo mais próximo de casa. Ela ficou sabendo da ação por meio do filho, de 16 anos, que conseguiu uma vaga de jovem aprendiz pela Secretaria de Trabalho, em março.
“Já que meu filho conseguiu, também vou conseguir, né? Muito importante este tipo de ação. Tanto pra nós, que estamos na idade avançada, quanto para os jovens que estão iniciando agora”, disse.
As ações voltadas ao público com 60 anos ou mais já têm participação garantida. Gilberto Matias, de 61 anos, está desempregado há um ano e participa de todos os eventos.
“Acompanho os eventos promovidos por eles, considero muito proveitosos. Estou sempre participando, já sou conhecido por aqui. Pretendo me inscrever nos cursos também. Ainda não fiz nenhum”.
A Secretaria de Trabalho criou um grupo de WhatsApp voltado para a Geração Prateada. com o objetivo de compartilhar informações relevantes, como vagas de emprego, cursos, workshops e outras oportunidades de desenvolvimento profissional. Para participar, é preciso adicionar o número (21) 993535890 e enviar uma mensagem pelo aplicativo. A sede do órgão fica na Rua Pedro Álvares Cabral, nº 995, Centro de Nilópolis.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.