Os parlamentares ouviram os usuários das barcas.Divulgação Alerj - Foto: Rafael Wallace
Os parlamentares ouviram usuários das barcas que enfatizaram os problemas do serviço prestado. De acordo com a representante do Conselho Comunitário de Segurança da Ilha do Governador, Patrícia Salvador, os horários da linha de Cocotá solicitou o retorno dos horários anteriores à pandemia.
Para o representante da Associação de Moradores de Paquetá, José Augusto Pires, os usuários não comemoram o acordo fechado entre o Governo e a Concessionária CCR Barcas. “Nós moradores de Paquetá dependemos 100% das barcas. E queremos saber qual o prazo para o retorno dos horários anteriores à pandemia, inclusive nos fins de semana para garantia do Turismo”, ressaltou.
Segundo o representante dos passageiros de Niterói, Luciano Alvarenga, a redução de horários, o aumento da tarifa e a má prestação do serviço são responsáveis pela queda no número de usuários do sistema transportados. “Em 2019 tínhamos 20 milhões de pessoas usando as barcas e em 2022 o número não alcançou 10 milhões. Isso é resultado dos péssimos serviços prestados”, comentou o advogado.
O vice-presidente da Comissão de Transportes, deputado Rosenverg Reis (MDB), disse que apresentou um projeto de lei para isentar os moradores de Paquetá da tarifa das barcas. “Temos muito que debater ainda esse projeto. Mas o governo aportaria recursos para garantir a gratuidade. E com a melhora do serviço e a retomada do número de passageiros em outras linhas fica mais fácil garantir a gratuidade para Paquetá”, detalhou o parlamentar.
A deputada Dani Balbi (PCdoB) destacou os péssimos serviços prestados pela concessionária e a necessidade de revisão do modelo de concessão das Barcas: “Temos nos últimos anos aumentos injustificados da tarifa dos transportes aquaviários ao mesmo tempo que a piora no serviço. Discordamos do pagamento pelo governo pelo alargamento da concessão que não vem atendendo a população”.
A superintendente de transporte aquaviário da Secretaria de Transportes, Caroline Gonzaga, falou sobre a nova modelagem da concessão do serviço e da retomada dos horários para os ofertados antes da pandemia. “Temos uma cláusula que garante a volta dos horários anteriores à pandemia após o primeiro pagamento do acordo. Não sei dizer o prazo, mas estamos trabalhando nisso. A modelagem da nova concessão proposta pela UFRJ será entregue até o final de abril deste ano e teremos um novo operador do sistema até o fim do ano”, ratificou Gonzaga.
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