O prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanhou de perto a capacitação.Ascom Prefeitura de Niterói - Foto: Bruno Eduardo Alves
“Estamos trazendo essa tecnologia para que possamos avançar ainda mais para proteger Niterói. Essa informação, que é preciosa para a gente, também vai ser disponibilizada para outros municípios mediante convênios e acordos de cooperação. Nós também estaremos à disposição dos municípios do Conleste, dentro do que puder ser feito na área de abrangência do equipamento. É um recurso à disposição da cidade para podermos nos antecipar à chegada de eventos meteorológicos extremos. Nós poderemos ter a informação chegando com uma antecedência que é preciosa quando a gente planeja qualquer ação em termos de proteção da população. A cidade de Niterói é hoje uma das cidades mais resiliente no país”, reforçou o prefeito Axel Grael, lembrando que dentro do plano de resiliência, a cidade que conta com 87 obras de contenção em andamento.
O radar identifica e rastreia tempestades dentro de sua área de alcance e será fundamental para a medição e previsão de curto prazo (nowcasting) de chuvas intensas em áreas críticas do município. O equipamento que é utilizado atualmente pelo Centro de Monitoramento de Operações da Defesa Civil Municipal fica na cidade do Rio de Janeiro e existe uma área de sombra projetada pelo do Morro Sumaré que impede a visualização de parte das cidades de Niterói e Maricá. Com o novo aparelho, essa área estará plenamente coberta.
“O radar e seus produtos são uma ferramenta de extrema importância para o monitoramento meteorológico do município, principalmente na antecipação de evento extremos como chuvas intensas”. É uma tecnologia que vai nos dar mais precisão na leitura do volume de chuva que está se aproximando. A partir do instrumento será possível aprimorar o monitoramento e a previsão de curto prazo aperfeiçoando os avisos e alertas que chegam à população.
disse o secretário de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, tenente coronel Walace Medeiros.
Radar - O equipamento comprado por Niterói foi instalado no Parque da Cidade, em São Francisco. Além do radar, Niterói também vai passar a contar com mais três estações meteorológicas automáticas, que ficarão nos seguintes locais: parque das águas, no Centro, Charitas e Piratininga. Outra novidade é a aquisição de estações de monitoramento da qualidade do ar. Serão três estações automáticas e seis semiautomáticas. Esses equipamentos medem a concentração de vários gases como o metano, ozônio monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre, bem como a medição de material particulado (poeira). No total, este conjunto de investimento para o monitoramento meteorológico e de qualidade do ar terá aporte de R$18,5 milhões.
O radar foi adquirido como parte do Plano Niterói 450 anos. É um dos maiores investimentos em sustentabilidade, clima e resiliência no país. A instalação de um radar meteorológico local significa um poderoso avanço na previsão e monitoramento de tempestades.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.