O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a integração entre o SIGeo e o Colab.Divulgação Ascom PMN - Foto: Lucas Benevides
O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que a integração entre o SIGeo e o Colab representa um recurso gerencial muito importante.
“O Colab vem sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura. Geramos muitas demandas que ajudaram no crescimento do Colab. O nosso SIGeo andou em paralelo e construiu um conjunto de informações georreferenciadas. A gente sempre teve a vontade de juntar as duas experiências. É um recurso gerencial muito forte pra gente. Vamos saber com mais precisão onde podemos ser mais eficientes nas respostas à população. Vamos cruzar informações sobre a qualidade dos serviços e estabelecer estratégias mais precisas para atacar e resolver os problemas”, explicou Axel Grael.
O SIGeo vai georreferenciar todas as informações do Colab. O painel com dados do aplicativo de governo colaborativo no site do SIGeo será atualizado diariamente. O diretor-geral do SIGeo, Vitor Hugo Vale, afirmou que a integração tem a marca da transparência. “A intenção é trazer ao público os dados coletados pelo Colab de uma forma georreferenciada. No painel, será possível encontrar diferentes tipos de filtros, indicadores e gráficos. O cidadão vai poder ter uma visualização, por exemplo, das demandas em aberto e das demandas concluídas, além de fazer filtros por bairro, por dia, por mês e por hora. A ideia é trazer essa transparência para que o cidadão possa, por meio do painel, acompanhar uma demanda que ele mesmo abriu. O cidadão vai ter uma ideia transparente do que a Prefeitura está fazendo para resolver os problemas da cidade”, afirmou Vitor Hugo Vale.
O coordenador de comunicação digital e relacionamento com o cidadão de Niterói, Fernando Stern, ressaltou que a união SIGeo/Colab é importante para a definição de políticas públicas. “Estamos trabalhando há algum tempo na integração das informações que recolhemos via Colab com outras fontes de subsídios às políticas públicas da Prefeitura. É o caso do SIGeo. Essa integração é interessante para o cidadão e para o governo. Especialmente para os tomadores de decisão, que vão poder cruzar informações, fazer uma avaliação dos serviços e saber onde vale a pena investir mais. É mais uma ferramenta que envolve a participação do cidadão em uma gestão que prioriza a transparência”, disse Fernando Stern.
O diretor-executivo do Colab, Gustavo Maia, disse que a integração com o SIGeo só trará benefícios para os moradores de Niterói. “São vários anos de dados coletados a partir de demandas e necessidades do cidadão de Niterói que entraram pelo Colab e que hoje se integram com o SIGeo para também ficarem à disposição da população. Ali há muitos dados sobre serviços públicos. Agora, tudo que está no Colab também está no SIGeo”, concluiu Gustavo Maia.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.