Um bom público de usuários dos serviços da Pestalozzi aproveitou a oportunidade.Divulgação
Ação social da Pestalozzi teve participação da Leão XIII e Procon
O encontro, organizado pela equipe de Assistência Social da instituição, voltou depois de três anos por conta da pandemia
A segunda Ação Social promovida pela Pestalozzi de Niterói teve a participação da Fundação Leão XIII e mais uma vez do Procon. O encontro, organizado pela equipe de Assistência Social da instituição, aconteceu durante toda a manhã da última terça-feira (25/4) na área de estacionamento externo e contou com um bom público de usuários dos serviços da Pestalozzi, pais e responsáveis, além de moradores de comunidades próximas à Pestalozzi, no bairro do Badu.
“Mais uma vez pudemos contar com a participação de órgãos públicos e instituições em nossa ação social o que nos orgulha muito. Estamos retomando esse tipo de evento, depois de três anos sem promover por conta da pandemia de covid-19. É um recomeço que nos alegra muito, porque demonstra que as pessoas e a vida num modo geral, estão voltando ao normal”, comemora Jussara Silva Freitas, presidente da Pestalozzi.
Uma das pessoas que aproveitou a Ação Social foi Maria das Graças de Souza, mãe do jovem Carlos Jorge, paciente da Pestalozzi de Niterói. Além de aferir a sua pressão arterial e medir a taxa de glicose, ela aproveitou para solicitar à Fundação Leão XIII um guia de atendimento junto ao Detran para tirar, sem custos, uma segunda via da sua carteira de identidade e para o seu filho também. “É importante ações como essa. Estive no Detran para tirar esse documento que estou precisando há alguns anos, mas a fila era enorme e desisti. Com a guia fica mais fácil”, disse ela.
Já no Procon, a dona de casa Isabel Cristina Vieira da Silva aproveitou a presença da equipe técnica do Procon para esclarecer com o advogado Marcos Furtado Filho um problema da sua máquina de lavar que parou de funcionar com menos de 30 dias de uso. “Orientamos ela a nos procurar na sede do Procon com toda a documentação necessária para que possamos fazer a notificação ao fabricante junto ao Sistema Nacional do Consumidor, um órgão do Ministério da Justiça, no qual o Procon Niterói tem uma espécie de linha direta para atendimentos de casos como o relatado por dona Isabel”, explica o advogado.
Outra tenda que formou fila para atendimento foi o de aferição da pressão e medição da glicose. Entre elas duas pessoas que estavam na última Ação Social e descobriram que estavam com a pressão acima da média. “Foi interessante que elas retornaram relatando que já procuraram o cardiologista e estão medicadas. Medi a pressão e ela estava 12 por 8, que é a média recomendada pela Organização Mundial de Saúde”, disse Ticiane Cardozo Rocha, enfermeira da Pestalozzi de Niterói.
A Ação Social também contou com a participação da Secretaria de Acessibilidade que deu informações sobre os sistema Ponto a Ponto que leva pessoas com deficiência as clínicas de tratamento de saúde como o caso da Pestalozzi e atividades recreativas e sociais como a promovida pelo grupo Seso em Movimento que ofereceu serviços de maquiagem, manicure. cabeleireiro e tatuagem de pintura para os usuários e visitantes.
O Centro para Integração e Independência da Pestalozzi promoveu Oficina de Artesanato e de Jardinagem para os visitantes, além da exposição de produtos que os próprios alunos fazem durante as aulas. Mães da Casa da Família também comercializam seus produtos cuja venda é revertida para elas próprias.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.