A Escola foi criada com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento dos servidores municipais.Divulgação
“A Escola de Governo e Gestão de Niterói vem se fortalecendo e sendo reconhecida como uma referência nacional no desenvolvimento de formações de qualidade, que olham não só para as habilidades necessárias para o dia a dia dos servidores, mas também para o cuidado com a saúde mental, a criatividade e o fortalecimento das lideranças. É um orgulho para a nossa equipe perceber a potência do trabalho que vem sendo realizado”, destacou Isadora Modesto, subsecretária executiva da Seplag.
Segundo a Prefeitura, a escola foi criada em 2017 como uma das medidas da Política de Desenvolvimento de Servidores, no âmbito do Plano Niterói Mais Resiliente, com o objetivo de oferecer formações focadas em temas relativos a governo e gestão, com ênfase na administração municipal. Desde então, foram realizados mais de 132 cursos e oficinas, 77 cursos on-line disponíveis na plataforma e 58 webinários.
Elogiado durante apresentação de artigo no último Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), o Plano de Capacitação dos servidores foi lançado em 2022 após ser elaborado de forma participativa, a partir de construções coletivas com servidores de diferentes órgãos municipais.
“Foram muitas pessoas de diferentes órgãos envolvidas na construção do plano e no desenvolvimento dos materiais educacionais, deixando o conteúdo ainda mais direcionado para a realidade do município. Outros estados e outras cidades estão nos procurando para trocarmos experiências sobre nossos projetos devido à nossa metodologia inovadora e participativa”, explicou a diretora da EGG, Isabela de Jesus.
Foi lançada, no ano passado, a Jornada Embarque na Prefeitura, direcionada a todos os servidores municipais com o objetivo de apresentar Niterói e a atuação da Prefeitura. Também foram lançadas trilhas de formação para os servidores que atuam nas redes de Planejamento, Orçamento, Agentes da Contratação, Processo Eletrônico e Controle Interno. Em 2023, serão lançadas trilhas para as redes de Transparência, Escritórios de Gestão de Projetos Setoriais, Avaliação de Políticas Públicas, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além de Governo Digital e Atendimento ao Cidadão.
Formada em Gestão Pública, a servidora Marcelle Fernandes Vieira trabalha desde abril do ano passado no cargo de Orçamento Setorial da SEPLAG. Ela é responsável por cuidar dos recursos, pagamento de contratos e de aquisições da pasta. Ela integra a Rede de Planejamento e Orçamento (Rede Planit) e está concluindo os módulos da trilha de Orçamento do Plano de Capacitação.
“Acredito na capacidade de fortalecimento do conhecimento através da Jornada de Certificação da Rede de Orçamento. Além de vários cursos relacionados a temas diversos como Direito Administrativo e competências comportamentais, consegui aprender sobre o meu tema específico de trabalho. Logo, pude aprimorar habilidades, aprender mais sobre diversidade e conhecer melhor a Prefeitura e seus planos estratégicos. Como membro da Rede Planit, o curso é importante para ampliar o meu conhecimento sobre o planejamento e a execução orçamentária do município”, ressaltou Marcelle Fernandes.
Além das Jornadas de Certificação das Redes, a EGG vai oferecer em 2023 as Jornadas Temáticas em formato EAD ou híbridas para que os servidores do município possam aprofundar conhecimentos e habilidades em temas estratégicos como Direito Administrativo e Instrução Processual, Sistemas Tecnológicos da Prefeitura, Liderança do Futuro e Gestão Mão na Massa (voltada para estimular a prática em gestão de projetos).
Laboratório de Inovação - A Prefeitura de Niterói, por meio da Seplag e da EGG, também conta com um Laboratório de Inovação (LabNit) desde 2021. O laboratório o objetivo de ser um ambiente para acolher e inspirar novas ideias, testar soluções e fortalecer a cultura da inovação. Além de se engajar em temas como linguagem simples e transformação digital, em parceria com diferentes órgãos municipais, a equipe do LabNit oferece oficinas para impulsionar competências como colaboração, criatividade e empatia.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.