O vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, e o presidente da NitTrans, Gilson Souza, receberam os alunos.Divulgação Ascom PMN - Foto: Lucas Benevides

O projeto ‘Circolando de Bem com a Via’, voltado a crianças e jovens, no Horto do Barreto, foi realizado na quinta-feira (18), em prosseguimento às ações do Maio Amarelo. O Circolando é uma iniciativa da Ecoponte que, em parceria com a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), desenvolve de forma lúdica a consciência sobre educação e segurança no trânsito. 

Os estudantes foram recebidos no Horto do Barreto pelo vice-prefeito Paulo Bagueira e o presidente da NitTrans Gilson Souza. A atividade contou com apresentações teatrais, materiais e dinâmicas pedagógicas com instruções referentes à segurança viária. As atrações são realizadas dentro de uma estrutura itinerante adaptada com 32 lugares, equipada com confortáveis poltronas estofadas, som e imagem digital, ar condicionado, isolamento acústico e mini palco. Ao receber os alunos, Bagueira comemorou a realização do projeto no Barreto.

“Este é o primeiro dia do projeto aqui no Horto do Barreto, uma região com muitos estudantes, porque é rodeada de escolas. Então, nada mais oportuno do que estarmos aqui para que o maior número de crianças participe deste projeto que tem um propósito recreativo, mas também educacional, que contribui para formarmos cidadãos cada vez mais conscientes”, enfatizou o vice-prefeito.

‘Efeito Multiplicador’

Além da apresentação teatral, os jovens e crianças receberam um material informativo e puderam desenvolver o aprendizado em atividades práticas ministradas pela equipe de educação para o trânsito numa mini pista montada na Lona Cultural Arthur Maia, localizada dentro do Horto. Ana Bel Correa, produtora executiva do Circolando, explica que a atividade seguirá de forma lúdica entre os estudantes também no ambiente familiar.

“As crianças são agentes muito poderosos para educação, não só porque eles serão os futuros adultos, mas pela capacidade que eles têm de cobrar os pais e familiares as boas práticas da segurança viária, o que tem efeito multiplicador. Quando saem daqui eles ganham uma cartilha onde podem fiscalizar os pais e aplicar ‘multas’ educativas neles, em que as infrações prevêem passeios no parque, um sorvete, uma pipoca e outras recompensas”, conta Ana Bel.

Ação itinerante

O ‘Circolando de Bem com a Via’ foi realizado durante três dias (14, 15 e 16) no Campo São Bento, em Icaraí, e fica nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19 no Horto do Barreto. O projeto recebeu alunos das Escolas Municipais Júlia Cortines, Paulo de Almeida Campos e Mestra Fininha. Alunos da Escola Municipal André Trouche participaram da atividade no último dia da programação. Para o presidente da NitTrans, Gilson Souza, é fundamental incluir o tema da segurança no trânsito na rotina das crianças desde cedo.

“Esse projeto é muito importante porque tem foco nas crianças e as crianças acabam mudando os pais. A criança sabendo que tem que atravessar na faixa, que é preciso usar o cinto de segurança, ela passa a cobrar dos pais essa postura. E tanto no restante do mundo quanto no Brasil, as maiores vítimas de sinistros no trânsito são adolescentes e jovens, de 14 a 29 anos. A segunda faixa mais vitimada é a de crianças de 0 a 13 anos. Por isso é tão importante conscientizarmos eles desde pequeno”, defende Gilson.
Curso de pilotagem para motoboys

Como parte da programação do Maio Amarelo, a Prefeitura de Niterói realizou também uma capacitação teórica e prática com mais de 50 motoboys que trabalham com delivery na cidade. A iniciativa tem como objetivo a conscientização sobre segurança viária e legislação de trânsito para a categoria de motociclistas profissionais. Organizado pela Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), o curso de Pilotagem Segura para Motoboys Deliverys foi oferecido pela primeira vez. O Maio Amarelo deste ano tem como tema “No trânsito, escolha a VIDA!”.



Priscilla Rocha é chefe do departamento de Educação Para o Trânsito da Nittrans e fala sobre a importância da ação.



“O Maio Amarelo é um mês de conscientização em relação à segurança viária e educação para o trânsito. Hoje realizamos o curso de pilotagem segura. Em um primeiro momento, tivemos um momento teórico que foi falado sobre direção defensiva e a importância do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI). Niterói é o primeiro município a destinar esse curso de pilotagem segura voltado para os deliverys. Durante a pandemia, esse serviço aumentou muito e tem muita procura. Como gestão, estamos sempre à frente e por isso direcionamos o curso para os deliverys, com foco no melhor trânsito, na melhor segurança e conscientização para todos os nossos cidadãos”, disse Priscilla.



A ação foi pensada em conjunto com uma associação de Motoboys e Mototaxistas que atuam em Niterói e São Gonçalo. O curso foi dividido em duas partes: Teórica e Prática. Na parte teórica, serão abordados temas como Direção Defensiva, manutenção preventiva de motocicletas e atualização e revisão da legislação de trânsito conforme o Código de Trânsito Brasileiro.



Na parte prática do curso, os motociclistas passarão pela experiência de simulação de ponto cego de veículos maiores, como carros, ônibus e caminhões. O curso irá frisar a importância de seguir as normas de trânsito como medida de proteção, seguindo o preceito “os veículos maiores protegem os menores”, que consta no artigo 29 parágrafo 2º do CTB.



O motociclista de 32 anos, Amsterdan dos Santos, encarou a visão de um motorista de caminhão e contou sobre a experiência.



“Está sendo uma experiência ótima porque eu nunca tinha visto o lado do motorista, né? Sempre o nosso, como motoboy. Como a gente sempre vive na correria, a gente fica pensando na entrega, nas corridas, nos clientes e acaba esquecendo dos outros que também estão exercendo a função deles. A visão que eu tenho sobre os motoristas de carro, caminhão e van mudou muito”.



O Ronaldo Lopes é motoboy há 6 anos e disse que o aprendizado vai deixá-lo mais atento ao trânsito.



“É um aprendizado importante para o dia a dia. A gente ganha mais conhecimento e evita acidentes. Trabalho há seis anos em Niterói, São Gonçalo e no Rio de Janeiro inteiro. Achei muito importante essa instrução dos caminhões e do ponto cego. A gente transita muito por estradas e pela ponte. Passa o tempo inteiro por caminhões. Agora vou ficar mais atento”, disse Ronaldo.



O Maio Amarelo é um movimento proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo colocar em pauta o tema segurança viária. Durante todo o mês de maio haverá ações destinadas a diferentes públicos, como a capacitação para profissionais como motociclistas, entregadores, motoristas de ônibus e taxistas. Serão mais de 20 atividades desenvolvidas para mobilizar todos os setores da sociedade na participação das ações de educação e de prevenção de acidentes de trânsito.



As ações estão sendo planejadas pela NitTrans em parceria com Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Educação, Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres - CODIM, Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Pacto Niterói Contra a Violência, Secretaria Municipal de Governo, Secretaria das Culturas e Fundação de Artes de Niterói, Secretaria de Acessibilidade, Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Subsecretaria Municipal de Trânsito e Transporte, Ecoponte, Arteris Fluminense, Indutil, SGA Toyota, Sest Senat, Setrerj, Imprensa Oficial, Evo Bike & Bistrô e Bike Anjo.



Programação - Maio Amarelo

- 10 de maio - capacitação sobre a importância da Direção Defensiva, da manutenção preventiva, e da atualização da legislação de trânsito para motoristas de ônibus. Os motoristas serão treinados em um simulador de ponto cego - ponto de vista do retrovisor em que não é possível ao motorista ver o veículo que transita na sua diagonal. O evento acontece no dia 10 de maio, das 9h às 13h, no Auditório do Caminho Niemeyer, no Centro.



- 11 de maio, às 14h, no mesmo local - capacitação para taxistas em Segurança Viária, Educação e Legislação de Trânsito.



Conscientização delivery


- 12 de maio - equipe de Educação Para o Trânsito da NitTrans realizou a ação ‘Maio Amarelo Delivery’, visando alcançar motociclistas entregadores que trabalham em Niterói.



- 14, 15, 16, 18 e 19 de maio - projeto ‘Circolando de Bem com a Via’, realizado em parceria com a Ecoponte, irá desembarcar no Campo de São Bento e no Horto Florestal do Barreto. O Circolando é um projeto cultural itinerante que acontece dentro de um auditório móvel adaptado com palco e na parte externa uma estrutura de mini pista, onde serão exibidas e encenadas histórias e situações do cotidiano relacionadas ao tema “Educação e Segurança no Trânsito”. No domingo, dia 14, haverá quatro sessões abertas ao público no Campo de São Bento, em Icaraí. O evento é gratuito e a participação será feita pela ordem de chegada.



- 26 de maio - equipe de Educação Para o Trânsito da NitTrans realizará a ação ‘Maio Amarelo Delivery’, visando alcançar motociclistas entregadores que trabalham em Niterói.