O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Capim Melado recebeu a visita do prefeito de Niterói, Axel Grael.Divulgação Ascom PMN - Foto: Bruno Eduardo Alves
O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a importância dessa relação de troca com a comunidade.
“Estamos essa semana com o projeto Prefeitura Móvel e tem sido uma troca muito importante. É sempre muito bom conversar com a comunidade e ver que nosso trabalho é capaz de transformar a vida de muita gente. Conversei com pessoas que fazem atividades no Centro de Convivência do Capim Melado e têm a oportunidade de praticar esportes, aprender artesanato, percussão e reciclagem”, disse o chefe do Executivo niteroiense.
Segundo a Prefeitura de Niterói, o Centro de Convivência do Capim Melado é um equipamento da rede de atendimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, através de oficinas, para crianças, adolescentes, idosos e adultos.
O secretário de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, ressaltou a importância do equipamento ao atender pessoas de todas as idades do Capim Melado e da Ititioca.
“O Centro de Convivência é como se fosse um super Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) com diversas de atividades e uma equipe multidisciplinar. É um equipamento que, desde sua inauguração, já fez mais de 5.500 atendimentos às comunidades do Capim Melado e da Ititioca. Tem atividade para todas as idades, de crianças até idosos”, afirmou Teixeira.
"O espaço foi inaugurado em fevereiro de 2022, conta com dois andares e foi construído em uma área de 413m², com salas para aulas de artesanato, música, balé, pilates, banheiro, cozinha, recepção e administração", disse o poder público na nota.
“O projeto está sendo muito bom para cada um de nós que moramos aqui, eu estou adorando. Faço aula de pilates, alongamento, reciclagem e vou começar a de multimídia. No momento, não estou trabalhando e essas aulas podem ajudar até mesmo na minha vida profissional para que possa aprender e fazer algo que possa vender e me ajudar financeiramente. Perdi minha mãe e estou vindo de um processo de depressão muito forte e esse projeto tem me ajudado. Eu faço o tratamento médico e comecei a praticar as atividades e tem sido bom para minha mente. Tinha dias que eu nem conseguia levantar da cama e agora já levanto animada. A comunidade precisa de uma oportunidade, até mesmo para melhorar uma pessoa que, às vezes, nunca teve”, contou Adriana.
A comunidade do Capim Melado recebeu, em 2020, a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Professor Jorge Nassim Vieira Najjar que atende crianças de 2 a 5 anos e tem 572 m². Com quatro pavimentos, a escola conta com um pátio coberto, cozinha, refeitório, área de serviço, berçário com solarium, fraldário, lactário, salas para atividades infantis I, II e III, além da parte administrativa.
“Através do Plano Niterói 450, estamos trabalhando para expandir a nossa rede de educação, focados em levar a mesma qualidade dessa Umei para várias outras unidades. Estamos focados em elevar a qualidade do nosso ensino, formando uma grande aliança pela alfabetização e garantindo o acesso de todas as crianças”, enfatizou o secretário de Educação, Bira Marques.
O prefeito e os representantes da administração municipal ainda visitaram a obra do Centro Social Arena 44, na Ititioca. O espaço passou por uma grande reforma e terá salas adaptadas para aulas de artes marciais, culinária e treino funcional, além de uma recepção e área de convivência. As atividades têm previsão de iniciar no segundo semestre deste ano.
O coordenador do Arena 44, e lutador, Vinícius da Silva Pimentel, explicou o trabalho no projeto há 10 anos na comunidade e disse que está muito satisfeita com as melhorias que a Prefeitura de Niterói fez no espaço que atende cerca de 500 pessoas.
“O prefeito prometeu que ia ajudar o projeto e as crianças da comunidade e cumpriu. O que ele fez aqui foi surreal, está perfeito. Era tudo que a gente queria e precisava para dar qualidade para as crianças da comunidade. Aqui será ofertado aulas de lutas diversas, ginástica funcional e aulas de dança. Estamos tentando um contraturno escolar, com projetos de trazer a Educação para Jovens e Adultos (EJA) para o pessoal mais velho poder se recuperar nos estudos e também oferecer cursos profissionalizantes para dar outras oportunidades”, explicou Pimentel.
Participaram da visita, a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; os secretários de Obra, Vicente Temperini, e de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, os subsecretários Executivos, Braz Colombo e Marcilene Souto; o presidente da Emusa, Antônio Lourosa; o vereador José Adriano Folha; o Administrador Regional do Largo da Batalha, Antonino Gonçalves, e sua equipe; e o presidente da Federação das Associações de Moradores (Famnit), Manoel Amâncio, além dos coordenadores dos projetos com suas equipes e moradores das comunidades.
Prefeitura Móvel – O Prefeitura Móvel é uma ação itinerante que leva serviços da Prefeitura de Niterói para diversas regiões da cidade. O projeto é um programa de governo que tem o objetivo de aproximar a gestão municipal, em especial o prefeito e os secretários, da população. Durante uma semana, o prefeito Axel Grael e vários secretários se revezam no gabinete provisório montado no local, recebem a população e vistoriam as obras em andamento no entorno.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.