IV Seminário Barcos Como Instrumento de Educação: entrada gratuitaReprodução/Internet

Niterói - Aconteceu na última segunda-feira (17) o primeiro encontro do IV Seminário Barcos Como Instrumento de Educação, realizado até dia 21 de julho, pelo Projeto Grael. Participaram de uma mesa de debates Thuane Sendetri (Instituto Náutico de Paraty) e Silvio Bello (Instituto Navega São Paulo). Foram promovidas trocas de experiências e apresentadas ideias para se utilizar a navegação como instrumento de educação.
Baseado no princípio de que o esporte da vela garante caminhos de socialização a partir da educação e formação profissional, foi criado em 1998 pelos campeões olímpicos Torben Grael e Lars Grael. Desde que surgiu segue promovendo a inclusão social de crianças e jovens em vulnerabilidade social. Já atendeu mais de 17 mil jovens, e hoje atende cerca de 350 jovens por período na sede, localizada na enseada de Jurujuba, em Niterói (RJ).
O evento, gratuito e presencial, é uma oportunidade única para estudantes e professores de educação física, professores de modalidades náuticas, líderes comunitários, que desenvolvem trabalhos com esportes náuticos e demais interessados no universo do esporte como instrumentos de aprendizado. Conta com oficinas práticas, palestras e mesas-redondas, além da participação de especialistas em pedagogia e psicologia do esporte e esporte educacional.

SERVIÇO:

19/7
Manhã: 08h às 12h - Canoagem Va'a: Segurança e Orientação Náutica - (atividade prática). Palestrante: Douglas Moura;
Tarde: 13h às 17h - Vela de Rendimento com olhar para a base - Palestrante: Juan Sienra - CBVela

20/7
Manhã: 8h às 12h - Formação esportiva - um olhar pedagógico para os esportes na natureza - Palestrante: Vinicius Brasil
Tarde: 13h às 17h - Clínica de Windsurf (atividade prática) - Christina Mattoso Maia, Juliana Aguiar e Geomar Jesus Senra

21/7
Manhã: 8h às 12h - Esporte e Direitos Humanos - Vinícius Calixto
Tarde: 13h às 17h - O ensino náutico no Projeto Grael - metodologia Bons Ventos (atividade prática)