Orquestra da Grota: uma das realizações do Espaço Cultural da Grota (ECG)Reprodução/Internet
O Espaço Cultural da Grota (ECG) teve início na década de 1980, quando Otávia Paes Selles, professora aposentada, decidiu ajudar crianças da comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, proporcionando-lhes reforço escolar. Em 1995, Otávia pediu ao filho Márcio Selles que também desse aulas de música à garotada. Começaram, então, classes de iniciação musical, com ensino de flauta doce, violino, viola e violoncelo: era o início da Orquestra de Cordas da Grota. Em 1998, após a morte de dona Otávia, Márcio e sua esposa, Lenora Mendes, assumiram a direção musical do ECG.
Desde sua criação, a Orquestra de Cordas da Grota vem se apresentando com regularidade em salas de concerto, teatros, escolas e igrejas de todo o Brasil. Em 2001, os músicos realizaram uma turnê no norte de Portugal. Ganhando visibilidade na mídia e reconhecimento internacional, obtiveram apoio financeiro do BNDES, que doou 70 violinos, viabilizando a ampliação do conjunto. Ainda em 2006, a convite da Brazil Foundation, seis jovens representaram a orquestra no IV Annual Gala, num jantar beneficente em Nova York (EUA). Em 2008, a convite do Itamaraty, realizaram uma turnê pela América Central se apresentando no Panamá, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua e Belize.
Atualmente, a orquestra é composta por músicos profissionais formados pelo Espaço Cultural da Grota, que completa 28 anos em 2023. Todos os integrantes são oriundos de comunidades de Niterói e cerca de 40 alunos ingressaram no ensino superior sendo que vários de seus integrantes vivem da música e muitos são professores do próprio projeto, com alguns atuando também em outras instituições.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.