Chiquinho Aguiar é o Homem Baile: única apresentação esta sexta-feira, em São FranciscoReprodução/Internet

Niterói -- Chiquinho Aguiar é figura lendária em Niterói. Produtor, DJ, músico e figura proeminente da cultura local, na década de 60 formou o Quarteto Nova Era – banda que lançou um dos compactos de rock psicodélico mais admirados do mundo. Desta vez ele apresenta nesta sexta-feira (25), a partir das 21h, o seu projeto solo no show onde atua como DJ, na figura do simpático Homem Baile. O evento acontece no palco do Praia Clube São Francisco. A apresentação tem a participação da DJ Gaby Moraes.

A festa promete uma viagem musical a todas as eras, dos anos 60 até hoje. A iluminação exclusivamente preparada para o evento relembra os tempos áureos de discotecas, o final dos anos 70. Ingressos pelo telefone (21) 98132-8602. Sócio paga R$ 30,00 e Não-Sócio R$ 50,00. O Praia Clube São Francisco fica na Estrada Leopoldo Fróes, 700.

SOBRE CHIQUINHO AGUIAR

Chiquinho Aguiar começou sua trajetória ao liderar o Quarteto Nova Era. Enquanto Os Mutantes surgiam em São Paulo, eles eram seus contemporâneos surgindo em Niterói. Foi preciso um garimpo feito por um pesquisador musical num sebo de vinis em Nova Iorque para tirar a poeira desse som genial proposto pelos então jovens músicos niteroienses.

O DJ americano Mike Davis, dono da loja Academy Records ouviu a canção De Repente, que faz parte de Apollo (RCA Victor) – único compacto duplo de vinil, com quatro faixas, lançado pela banda em 1968.

Além da faixa-título, Apolo, e De Repente, o disquinho também trazia as canções O Tempo Não Espera e Viagem no Tempo, imprimindo uma estética completamente futurista à música. Com a composição Apolo (Rildo Hora e Heitor Quintela) o Quarteto Nova Era foi classificado em quarto lugar no Festival Fluminense da Canção Popular à época. Hoje em dia o grupo está presente em várias programações de FMs no exterior,como a WFM,de New York; e a Pacifica Radio, de Los Angeles. Com um atraso de quatro décadas o Quarteto Nova Era virou cult e considerada uma das melhores bandas psychedelic rock mundiais, ao lado de Pink Floyd, Soft Machine, Frank Zappa, Neu, Can, Amon Duul e Faust.
Atuante na produção cultural da cidade, Chiquinho Aguiar participou de projetos históricos de Niterói como Praia do Delírio, Barca das Sete, Fim de Tarde – no extinto teatro Leopoldo Fróes, no Centro – e a implementação do selo Niterói Discos. Também criou este projeto autoral e solo, Homem Baile, para dar vazão ao seu aguçado conhecimento musical através de uma curadoria de canções que apresenta como DJ em seus shows.