Parque Rural: visita de jovens do Programa Jovem EcoSocialDivulgação/Ascom
Mil visitantes já passaram pela trilha Caminhos de Darwin
Parque Rural recebeu 200 jovens do Programa Jovem EcoSocial, que completaram a marca
Niterói – O Mês da Juventude em Niterói encerrou suas atividades com um passeio de 200 jovens do Programa Jovem EcoSocial pela trilha Caminhos de Darwin. A atividade aconteceu na última sexta-feira (25) e a visita fez com que a trilha ultrapassasse a marca dos mil visitantes. A trilha é um roteiro turístico que mistura ciências, educação e cultura e atravessa por algumas cidades do Estado do Rio de Janeiro por onde o naturalista Charles Darwin passou em 1832. O caminho proporciona um resgate da história e um passeio pelo tempo. O espaço é administrado pela Secretaria Municipal de Governo (Semug), da Prefeitura de Niterói.
A ação é uma parceria com a Secretaria de Participação Social (Sempas), que administra o Programa Jovem EcoSocial, com a equipe do Parque Estadual Serra da Tiririca (Peset) e a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur). No fim da atividade os jovens plantaram uma árvore -- simbolizando a responsabilidade e união em defesa do meio ambiente.
"O mês da Juventude foi pensado com muito carinho pela Coordenadoria de Juventude. A iniciativa de ampliação das atividades fez com que todas as regiões da cidade fossem incluídas. O Parque Rural foi escolhido para o encerramento com o passeio dos jovens. Assim chegamos à marca de mil pessoas que conhecerão os caminhos de Darwin através do Parque e nossos parceiros” disse a secretária de Governo, Rubia Secundino.
O Parque Rural de Niterói, que fica no Engenho do Mato, na Região Oceânica, é um equipamento público que oferece atividades gratuitas para todas as idades, com diversas modalidades diferentes. O local possui uma estrutura com quadra poliesportiva, salas de capacitação e uma pista equestre que é utilizada para treinos e campeonatos.
“A ida dos jovens complementa as ações pedagógicas de sustentabilidade do programa. A ideia de levar os jovens para fazer a trilha tem como principal objetivo conscientizá-los sobre a responsabilidade de serem atores da conservação do meio ambiente na nossa sociedade”, encerrou o secretário de Participação Social e gerente do programa Jovem Ecosocial, Octávio Ribeiro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.