Bruno Marasco e Cristina Fuscaldo: cozinhando e esclarecendo dúvidas e curiosidadesDivulçgação/Adriana Oliveira
Projeto Niterói, Amor Mio será lançado nesta quarta-feira no Theatro Municipal
Lançamento de livro, exposição e filme resgata histórias da imigração italiana em Niterói
Niterói – O Theatro Municipal e seu anexo – a charmosa Sala Carlos Couto – foram escolhidos para o evento de lançamento do projeto “Niterói, Amor Mio!”. Trata-se de um combo cultural que inclui livro, exposição e filme que abordam histórias da imigração italiana na cidade de Niterói.
Como contrapartida social, o “Niterói, Amor Mio!” vai abraçar três escolas públicas, com o objetivo de falar um pouco sobre a imigração e o segmento de restaurante. O Chef italiano Bruno Marasco vai cozinhar, enquanto conversa com os jovens sobre o seu ofício e esclarece possíveis dúvidas e curiosidades.
O livro “Cucina d´Amor – Histórias e Receitas de italianos no Brasil” são 192 páginas em papel couché, com capa dura, que pereniza a trajetória das famílias Marasco, Sassi, Petraglia, Buzin, Bruno, Tagliabue, Polizzo, Pollola, Lorusso, Paura, Fuscaldo, Chinelli, Carino, Lucchesi, Acceta, Villa, Cappucci e D´Andrea. São relatos ora tristes e comoventes, ora pitorescos, e que traduzem o real significado do termo muito falado entre os imigrantes italianos: “fazer a América”. Um livro que traz receitas, mas lança luz na memória e no importante legado cultural e histórico compartilhado entre italianos e brasileiros.
O filme e a exposição, que contam com a curadoria de Wil Catarina e Bê Sancho, são complementares convidam a experienciar essa vivência da emigração italiana em um período histórico de profundas mudanças no cenário mundial. A política emigratória italiana totalizou um período de 140 anos, com início em 1861 e término na década de 1980, totalizando um quantitativo de 29 milhões de italianos que deixaram o seu país rumo às Américas. Esses e outros dados foram levantados pela historiadora Priscila Aquino, PhD em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que assina todo o embasamento histórico, tanto no livro quanto na exposição.
O projeto produzido pela Texto & Café Comunicação e Editora, sob a gestão de Verônica Oliveira e Maria Gomes – conta com o incentivo da Prefeitura Municipal de Niterói (PMN) e da Secretaria Municipal das Culturas (SMC) via edital ISS/IPTU 2022.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.