MAC, símbolo de Niterói: cidade ganha nota máxima em agência de classificação de riscoDivulgação/Alex Ramos

Niterói – Anunciada na última sexta-feira (25), a informação de que a agência mundial de classificação de riscos Fitch Ratings deu a Niterói nota máxima em escala nacional devolveu à população niteroiense maior autoestima. A cidade passou de “AA (bra)” para “AAA (bra), com perspectiva estável.
Essa revisão na classificação é baseada no boletim da Fitch de 26 de julho, também aplicada ao Brasil, aos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Alagoas e à capital paulista. A decisão da agência de revisar a nota do Brasil, que se reflete nas avaliações dos entes estaduais e municipais, deve-se aos reajustes da escala dos ratings nacionais após a melhora da nota de crédito do Brasil em julho, passando de "BB-" para BB".
"Ter recebido a mais alta classificação da Fitch é um ótimo sinal para o mercado nacional e internacional que Niterói tem segurança e garantia para investimentos, graças à solidez e às perspectivas da economia do município. Alcançamos o equilíbrio fiscal devido a uma política de contenção de gastos", afirma o prefeito de Niterói, Axel Grael.
A decisão deixou o Brasil a duas notas da obtenção do grau de investimento — "selo" de bom pagador, que atesta a capacidade do país em honrar seus compromissos. Com ele, o país atrai aportes, pois é entendido como um porto seguro para o investidor. Niterói também recebeu avaliações positivas em março, pela Moody´s, que classificou o município como “a melhor cidade do país em Governança e Sustentabilidade”. Já a agência Standard & Poors concedeu, no início do ano, a nota “brAAA” para Niterói, que é o melhor índice entre as avaliações públicas realizadas pela agência.
“Essa nova classificação da Fitch para Niterói representa um selo de aprovação da nossa gestão. A nota máxima mostra que as decisões tomadas há 10 anos, quando assumimos a Prefeitura com sérios problemas financeiros, foram acertadas. Hoje somos um município seguro para receber recursos de investidores, instituições financeiras, organizações de fomento, entre outras”, comenta o ex-prefeito Rodrigo Neves e atual secretário executivo do município. “Ser AAA com perspectiva estável reflete uma situação financeira sólida e um ambiente propício para investimentos privados e governamentais.”