Vulnerabilidade social: cerca de 38 mil atendimentos no Centro PopDivulgação/Ascom
População em situação de vulnerabilidade é acolhida em Niterói
Prefeitura fez cerca de 38 mil atendimentos somente no primeiro semestre deste ano na cidade
Niterói – Niterói pode ser considerada uma das cidades mais acolhedoras do Estado do Rio. A Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária trabalha em várias regiões de Niterói para acolher os necessitados. Com uma rede de atendimento que conta com equipes de abordagem social especializada, atualmente a Secretaria disponibiliza 350 vagas de acolhimento.
“É muito importante ter esse olhar para as pessoas em situação de vulnerabilidade. O trabalho da assistência é contínuo para dar dignidade a essa população através do serviço de abordagem social especializada, do acolhimento institucional e de toda rede socioassistencial do município”, destacou o prefeito Axel Grael.
Entre os locais o atendimento estão o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), dez Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e cinco unidades de acolhimento (abrigos). São cerca de 260 atendimentos por dia no local, com encaminhamento deste público para as unidades de acolhimento, onde recebem atendimento de assistentes sociais, psicólogos e orientação jurídica, encaminhamento para serviços de saúde, trabalho e renda e documentação civil.
De janeiro a julho deste ano, a Assistência Social realizou 109 processos de recambiamento. O Programa de Recambiamento de Niterói tem como objetivo, além do retorno de pessoas em situação de vulnerabilidade para suas cidades de origem, garantir o fortalecimento dos vínculos familiares fragilizados.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.