Niterói: município está entre os finalistas de prêmio com reconhecimento internacional, na categoria CidadaniaReprodução/Internet

Niterói – A população de Niterói pode ajudar a sua cidade a conquistar o prêmio de melhor prática de participação cidadã do Observatório Internacional de Participação Democrática (OIDP). O município é um dos finalistas – um dos únicos brasileiros a aparecer na lista – na categoria Cidadania e concorre com dezenas de outros selecionados de todas as partes do mundo. O case de Niterói é “Colaboração na Gestão da cidade através do Colab e das redes sociais”. A votação é pelo site https://participate.oidp.net/processes/award2023/f/280/proposals/3242, a partir desta sexta-feira (1) e fica disponível até o dia 12 de setembro.
“Niterói é uma cidade com uma longa história de mobilizações sociais e que instituiu, muitas vezes de forma inovadora, diversas ferramentas de escuta e participação social. Há cerca de 10 anos, foi iniciada uma estratégia, nas redes sociais, com a abertura de canais para receber demandas e sugestões da população em tempo real e sem a mediação da burocracia tradicional. “Nesse processo, estabelecemos uma parceria com o Colab que, na época, era uma Startup recém reconhecida pela ONU como “Melhor Plataforma de Governança e Participação”. Juntos desenvolvemos esse importante case que agora está sendo reconhecido internacionalmente”, destaca o coordenador de comunicação digital e relacionamento com o cidadão de Niterói, Fernando Stern.
A parceria entre a Prefeitura e o Colab iniciou em 2013 e passou por um período de testes. No ano seguinte, a plataforma começou a ser usada oficialmente. Atualmente, o Colab conta com 170 mil cidadãos cadastrados, uma proporção muito alta, considerando que Niterói possui cerca de 500 mil habitantes. Desde a implantação, a prefeitura já registrou mais de 158 mil solicitações de cidadãos. Foram 28.500 cadastros em 2021, 39.200 em 2022 e, em apenas seis meses de 2023, já são 27.532 solicitações registradas. Na plataforma, já foram realizadas mais de 50 consultas públicas sobre os mais variados temas relacionados a Niterói, somando quase 100 mil participações. A Prefeitura também usa o Colab no balcão de atendimento presencial de suas Administrações Regionais, que recebem cidadãos em suas unidades e realizam vistorias nos bairros.
“Com o Colab, conseguimos organizar melhor o fluxo de encaminhamento das demandas dentro da Prefeitura, gerando economia e velocidade para a gestão e maior satisfação para o cidadão. Atualmente estamos trabalhando na implementação do Aplicativo de Campo, mais um módulo desenvolvido em parceria entre o governo e a plataforma, que permite que os funcionários da ponta possam dar baixa na solicitação logo após a sua execução”, ressaltou a subsecretária da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e gerente do projeto, Mariah Araujo.