Escola Municipal João Brazil: medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de RobóticaDivulgação/Ascom
Medalha de ouro vai para a Escola Municipal João Brazil na Olimpíada Brasileira de Robótica
Etapa estadual da competição destacou a escola do Morro do Castro, primeira da rede municipal de educação a conquistar o feito
Niterói – No último sábado (02), na Universidade Veiga de Almeida, campus Maracanã (RJ), aconteceu a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) -- e Niterói se destacou, através da Escola Municipal João Brazil, que fica no Morro do Castro. Ela foi a primeira da rede municipal de educação a conquistar a medalha de ouro. A escola foi considerada, também, a melhor unidade pública de ensino da disciplina no Estado do Rio de Janeiro. Duas equipes garantiram ida à competição nacional, que acontece em outubro, em Salvador.
“Fico muito feliz com o desempenho da escola na Etapa Estadual da OBR, e posso apostar que também teremos resultados incríveis na Etapa Nacional. A escola participou da Olimpíada no ano passado, aprimorou as estratégias, e teve uma vitória muito especial neste ano. Quando uma equipe vence, toda a comunidade escolar vence, é por isso que seguiremos incentivando o aprendizado na Robótica e que outras unidades da Rede também participem da competição”, destacou o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Bira Marques.
Os professores que treinaram as equipes, Carlos Henrique Jorge e Evelyn Crespo, estão satisfeitos com o resultado das crianças. De acordo com Carlos Henrique – professor de matemática que levou o primeiro projeto de robótica para a escola em 2014 – a primeira vez que se inscreveram na OBR foi em 2017. De lá para cá, foram seis anos de desenvolvimento constante.
Já uma das ganhadoras confirmou a alegria da vitória. “Ganhar a primeira medalha de ouro em Robótica foi algo que nunca havia sentido antes. Eu senti um alívio muito grande. A gente se esforçava todos os dias. Tinha vezes que saímos daqui às sete horas da noite, treinando depois da aula”, contou Lavínia Stabile, de 15 anos, que é estudante do nono ano da João Brazil e conquistou a medalha de ouro ao lado da sua equipe: JB Origens.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.