Moeda Social Arariboia: apoiando familias e comerciantes locaisDivulgação/Berg Silva
Moeda Social Arariboia ganha recarga e segue apoiando a economia local
37 mil famílias da cidade são beneficiadas com o programa de transferência de renda da Prefeitura
Niterói – O programa de transferência de renda da Prefeitura de Niterói, Moeda Social Arariboia, teve nova recarga nesta segunda-feira (11), segue agitando a economia da cidade e apoiando 37 mil famílias. O crédito é referente a setembro, e este é o terceiro mês em que a recarga chega com o valor reajustado em cerca de 20%, conforme aprovado pela Câmara de Vereadores. O programa de transferência de renda permanente é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária e já injetou mais de R$ 183 milhões nos mais de 5,7 mil comércios cadastrados e aptos a aceitarem pagamento em Arariboia.
A Moeda Social Arariboia faz parte do Programa Municipal de Economia Solidária, Combate à Pobreza e Desenvolvimento Econômico e Social de Niterói. A ação é de combate às desigualdades sociais e promove a possibilidade de se produzir e consumir dentro de um bairro ou município. Mais de 90 mil pessoas são beneficiadas por um investimento mensal de R$ 16,5 milhões. O programa busca ampliar a geração de novos empregos e aumentar a renda dos comerciantes, empreendedores e prestadores de serviços cadastrados por toda a cidade. Já foram efetuadas aproximadamente 2 milhões de transações comerciais em Arariboia.
O desenvolvimento social das comunidades é outro papel que as moedas sociais cumprem que permite a criação de um mercado complementar com a possibilidade de se produzir e consumir na localidade. Tanto ganha o usuário que tem uma renda para necessidades básicas, como alimentação e farmácia, e o comerciante, que vê na moeda uma forma de ampliar a receita.
Os beneficiários da Moeda Social Arariboia são famílias cadastradas no CadÚnico que se enquadram na definição de vulnerabilidade social. O valor do benefício varia conforme o número de membros da família. O valor inicial, para o primeiro membro, passou para de 293 arariboias. A partir daí, há um valor adicional de 106 arariboias para cada membro da família (até 6 pessoas). O valor máximo, por família, pode chegar a 823 arariboias para família de 6 ou mais pessoas. O cartão pode ser retirado por quem ainda não tem, na Sede do Banco Arariboia (Rua Alcides Figueiredo, 33 – Centro), de segunda a sexta, das 9h às 17h. A lista com os nomes dos beneficiados está disponível para ser consultada no site: http://www.niteroi.rj.gov.br/arariboia/.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.