Reunião com representantes da República Dominicana: compartilhamento de expertise da ClinDivulgação/Ascom

Niterói – Em um encontro organizado, na última sexta-feira (15), pelo Escritório de Gestão de Projetos (EGP) – responsável pelas relações internacionais da Prefeitura – representantes da República Dominicana foram recebidos pelo Prefeito Axel Grael para debater um projeto de cooperação técnica entre Niterói e a cidade de Santo Domingo Este. A ideia é que o conhecimento adquirido pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) sirva de exemplo para coleta, gestão e reciclagem do lixo urbano.
“Fomos procurados pelo cônsul da República Dominicana com o interesse manifestado por Santo Domingo Este, que encomendou a ele uma aproximação com Niterói em razão de informações que eles tinham sobre o nosso trabalho de gestão de resíduos. Fizemos uma apresentação e mostramos como trabalhamos em Niterói. O cônsul destacou que a realidade latino-americana nos aproxima. Soluções encontradas aqui em Niterói pareceram bastante úteis para Santo Domingo Este. Temos uma boa possibilidade de parceria. Tiramos como desdobramento a possibilidade de Niterói e Santo Domingo Este serem cidades irmãs, e a possibilidade de cooperação em outras áreas”, explicou Axel Grael.
A parceria entre Niterói e Santo Domingo Este não ficará restrita à gestão de resíduos, segundo a secretária responsável pelo Escritório de Gestão de Projetos (EGP), Katherine Azevedo. “Estamos muito animados com a parceria com Santo Domingo Este. Demos um avanço importante nesse encontro para estreitar laços entre os municípios. Identificamos interesses em comum em áreas como turismo náutico e ecoturismo, além da limpeza urbana. Niterói tem se destacado na agenda internacional, e é uma honra sermos procurados por outros países para compartilhar nossa experiência no enfrentamento de desafios em comum. Estamos sempre dispostos a cooperar para o desenvolvimento conjunto”, disse.
“Agradeço muito ao prefeito Axel Grael por nos receber. Vimos com muita atenção a apresentação sobre como Niterói trabalha a questão do lixo na cidade. Com certeza vamos fazer uma parceria com Niterói. Este projeto vai melhorar a qualidade de vida dos dominicanos de Santo Domingo Este”, afirmou o cônsul-geral da República Dominicana no Rio, Roberto Enrique Rubio Cunillera. Já o presidente da Clin acredita em compartilhar conhecimento para crescer. “É muito bom saber que Niterói é conceituada no Brasil e no exterior em gestão de resíduos. Santo Domingo Este reconheceu a qualidade do trabalho da Clin. Estamos satisfeitos com isso porque o nosso trabalho está dando resultado para nossa cidade e está sendo reconhecido internacionalmente. Eles viram algumas coisas que fazemos aqui que podem ser aplicadas lá como a parte de contêineres semi-enterrados e a parte de recicláveis”, encerrou o presidente da Clin, Luiz Carlos Fróes Garcia.