Roda de Conversa para idosos: aniversário de um ano da atividade, no Vital BrazilDivulgação/Ascom
Roda de Conversa para idosos completa primeiro aniversário
Ação para os cidadãos niteroienses com mais de 60 anos é promovida pela Prefeitura
Niterói – Quem não gosta de jogar conversa fora? Bater papo, contar seus “causos”? Pois é, muita gente adora – principalmente os mais idosos, muitas vezes sem familiares e sem ter com quem conversar. Pensando nisso, há um ano, a Prefeitura criou uma atividade para oferecer aos maiores de 60 anos um bate papo e a interação de uma Roda de Conversa e aumentar a qualidade de vida, reduzindo o seu adoecimento.
O aniversário desta atividade ocorreu na última terça-feira (19) e foi comemorado com um almoço de confraternização, organizado pelos participantes da Roda. A iniciativa faz parte do Projeto Niterói 60 UP, coordenado pela Secretaria Municipal do Idoso. Os encontros acontecem às terças-feiras, das 15h às 16h30, no Vital Brasil.
“As atividades sociais e culturais geram sentimentos positivos e evitam a depressão, principalmente nessa parcela da população, acima dos 60 anos. A nossa grande intenção é permitir essa interação. Fazer com que os idosos possam sair de casa, conversar, conhecer pessoas novas... Nosso objetivo principal é dar a eles qualidade de vida, pela socialização”, explica o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf).
Niterói é um dos municípios com maior porcentagem de população acima de 60 anos, se comparado ao restante do país. O prazer do idoso em se envolver em atividades que lhe tragam o bem-estar é fundamental para a sua vida.
Ginástica, dança de salão, canto, roda de conversa e passeios: é esse combo que a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso, oferece gratuitamente aos idosos da cidade com o projeto 60UP. O projeto está disponível em diversos pontos da cidade, em datas e horários específicos para cada atividade.
Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. E, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos, em 1940, para 75,4 anos, em 2015.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.