Dia Mundial Sem Carro: comemorado no último domingo (24), com passeio ciclistico na cidadeLucas Benevides/Ascom
Pedalada pelo Dia Mundial Sem Carro reuniu diversos ciclistas
Cidade teve passeio ciclístico no domingo (24) e ação faz parte do Mês da Mobilidade
Niterói -- Para estimular a reflexão do cidadão niteroiense sobre o uso excessivo do automóvel, ocorreu na manhã do último domingo (24), em diversos pontos da cidade, uma ação que faz parte do Mês da Mobilidade: o passeio ciclístico do Dia Mundial sem Carro.
Com o tema “No trânsito, Niterói escolhe a vida”, o Mês da Mobilidade tem o objetivo de iniciativar e promover a reflexão sobre o uso excessivo de automóveis e estimular o uso de bicicletas como meio de transporte local. A Coordenadoria Niterói de Bicicleta, que participou da organização do evento junto com a Amazonas Bike, distribuiu material com dicas de segurança para ciclistas. também sorteou plaquinhas de PVC para pendurar nas bicicletas com a mensagem “Respeite o Ciclista”.
“Niterói fez a opção pela sustentabilidade e por ser uma cidade amiga da bicicleta. Trabalhamos aqui para oferecer o máximo de segurança para o ciclista e para fazer um debate sobre alternativas de deslocamento e mobilidade. A nossa cidade tem que dar exemplo e se mobilizar num dia como hoje”, acredita o prefeito Axel Grael, que participou da ação.
O Dia Mundial Sem Carro é uma data internacional celebrada dia 22 de setembro e que propõe às pessoas que dirigem todos os dias, que revejam essa dependência em relação ao carro ou moto. Criado pelo movimento "Sem Carro", tem como fundamento que as pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel.
A já visível mudança de comportamento da população e o aumento no número de ciclistas na cidade fazem parte do resultado gerado por diversos investimentos em políticas de mobilidade urbana e infraestrutura elaboradas pela Coordenadoria, que comemora dez anos esse ano. Na hora do rush a ciclovia da Avenida Marquês de Paraná – uma das mais movimentadas de Niterói e do país – chega a registrar 780 ciclistas por hora, enquanto na Avenida Atlântica, em plena Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a média é de 444 ciclistas por hora. A meta da Prefeitura de Niterói é que, até 2030, 14% de todas as viagens sejam feitas de bicicleta. Hoje são 6%. Atualmente, a malha cicloviária é de 79km e a previsão é chegar a 120 km até 2024.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.