Instalação de internet com fibra óptica na rede municipal de ensino: modernizando as unidadesDivulgação/Internet

Niterói – Os alunos da rede municipal de ensino já podem estudar com mais agilidade. A internet de fibra óptica está sendo instalada em todas as 94 unidades da rede até o final do mês de novembro próximo. A informação é da Prefeitura de Niterói, que realiza a ação através da Fundação Municipal de Educação (FME).
Serão disponibilizados 50 MB/s para as escolas municipais, enquanto as Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) terão 20 MB/s, que podem ser potencializados de acordo com o uso. Com o link exclusivo, além de maior tráfego de dados, há menor oscilação na rede, uma vez que a escola não irá dividir a conexão com outros usuários.
Apostando na melhoria da conectividade nas escolas, o Secretário Municipal de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, foi na última terça-feira (26) à Escola Municipal Prof.ª Lúcia Maria da Silveira, em Jurujuba, acompanhar o processo de instalação.
“A implantação da fibra é o alicerce inicial para fazer o processo de transformação digital da Educação. Estamos trabalhando intensamente, desenvolvendo uma nova política de tecnologia e inovação que garanta um aprendizado conectado com as novas tendências de mundo”, disse o secretário e presidente Bira.
Com o aumento da banda, as salas de aula poderão ter a instalação de lousas digitais, cuja aquisição está no plano de ação da Educação, criando assim um ambiente cada vez mais inclusivo e moderno para a aprendizagem no município.
A nova estruturação vai além de aumentar a potência da internet nas escolas. Por meio da melhoria da conectividade, a ideia da FME é aumentar a proteção de dados das unidades, garantindo a segurança do acesso à internet por parte dos alunos. Além disso, a FME buscará ter maior controle sobre os ativos de TI de cada unidade -- que poderá viabilizar novas ações, como criar uma rede única entre todas as unidades e viabilizar o controle parental do conteúdo consumido pelas crianças e adolescentes. Além das tecnologias será viabilizado o monitoramento da rede diretamente pela Educação, com mecanismos que também permitam o monitoramento de câmeras nas unidades escolares – garantindo a segurança no perímetro e dialogando com outro programa fundamental, o Escola + Segura.
“Além da melhoria da conectividade com o link dedicado, com uma oscilação bem menor, ainda vamos receber mais máquinas para equipar as escolas. Nesta nova estruturação, iremos privilegiar a aquisição de computadores, a melhoria da conectividade e a proteção de dados, garantindo que a nossa Rede possa inovar no processo de aprendizado”, ressaltou Adriana Neves, diretora de Tecnologia da Informação da FME.