Abertura da campanha Outubro Rosa: no último domingo, com a presença do prefeito Axel GraelDivulgação/Ascom
“O mês de outubro é importante para chamar a atenção da população sobre o câncer de mama e colo de útero. O município possui o Programa Niterói Mulher e, desde sua implantação, estamos ampliando as ações, garantindo a promoção à saúde, tratamento e reabilitação dos pacientes com câncer, além do suporte necessário, possibilitando o aumento da qualidade e sobrevida das pacientes”, explicou a secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider.
A Campanha do Outubro Rosa incentiva as mulheres de Niterói a procurarem a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação, solicitação do exame de mamografia e realização de preventivo.
"Essa campanha do Outubro Rosa é fruto da união de diversos setores da Prefeitura com um único objetivo, que é a saúde da mulher. É fundamental usarmos essa extensa programação para comunicar a cada niteroiense a importância de realizar os exames preventivos, porque estamos falando de uma doença que, quanto mais precoce o diagnóstico, maior é o percentual de êxito do tratamento. Estamos todos empenhados em fazer essa mensagem chegar", destacou o prefeito Axel Grael, durante o lançamento da campanha.
PROGRAMA NITERÓI MULHER
Lançado em outubro de 2021, o Programa Niterói Mulher é uma estratégia de controle e acompanhamento do câncer de mama e colo de útero. O foco é diagnosticar precocemente casos de câncer e iniciar o tratamento em menos de 60 dias, diminuindo os riscos de complicações e mortalidade. As mulheres de Niterói devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para avaliação, solicitação do exame de mamografia e realização de preventivo.
O município ampliou a oferta de cirurgias de câncer de mama e colo de útero ao iniciar os procedimentos no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino. A Secretaria de Saúde também realiza o encaminhamento das pacientes para tratamento com radioterapia ou quimioterapia.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em quase todas as regiões do Brasil. A doença é causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, formando tumor com potencial de invadir outros órgãos. Segundo dados do Inca, a incidência e a mortalidade por câncer de mama tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos. Especialistas reiteram a importância dos exames de rastreio e alertam para os riscos dos diagnósticos tardios.
PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA
4 de outubro
Outubro Rosa – OAB Niterói
Horário: das 17h às 19h
Abertura: Pedro Gomes – presidente da OAB Niterói
Expositores: Theresa Cypreste (mastologista), Luiz Felipe Chichierchio (cirurgião plástico), Deisimar Bigo (micropigmentação), Thathiana Michelsen (psicóloga e psico–oncologista).
Homenageados: Rodrigo Souto (mastologista), Renata Fernandes (delegada de Comissão de Direito Médico e da Saúde), Andra Luiza Silva (vice-presidente da Comissão de Alienação Parental), Viviane Rodrigues (advogada) e Maria Aparecida Alves (professora e artesã)
Abertura do Outubro Rosa na Câmara de Vereadores
Palestra com a Dra Theresa Cypreste
Horário: 14h
7 de outubro
Caminhada Rosa
Horário: 08h30
Local: Praia de Icaraí – concentração na Reitoria da UFF
Coordenação: Movimento Outubro Rosa
14 de outubro
Pedal Rosa
Horário: 08h
Local: Concentração Caminho Niemeyer – trajeto do Caminho até a Praia de Icaraí (Reitoria)
Parceria: Niterói de Bicicleta, Secretaria Municipal de Saúde, CODIM, Grupo de Trabalho Niterói Mulher, Oncomed, CLIN
21 de outubro
Dia Delas
Horário: 08h às 17h
As Unidades de Saúde estarão abertas para realização de exame citipatológico, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias de rastreamento e oportunístico.
Realização de mamografia pré-agendada no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino e CAZES.
Remada Rosa
Horário: 08h
Local: Quiosque 15 – Charitas
Coordenação: Mover – Movimento Viver
26 de outubro
14h Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino
Coordenação: Instituto ZENCâncer
27 de outubro
Horário: 18h
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
07 de novembro
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.