Caminho Niemeyer: aula do Aprendiz mostra a origem da MPB considerando o período entre a Bossa Nova e o TropicalismoDivulgação/Ascom

Niterói – A próxima oficina do projeto Aprendiz Musical vai acontecer na próxima quinta-feira (5), das 14h às 18h, no auditório do Caminho Niemeyer. O monitor será o arranjador e músico Flávio Mendes e o tema será o nascimento da MPB – que será debatido com as crianças e jovens de até 24 anos atendidos pelo programa. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo link https://encurtador.com.br/fzIL5
MPB foi um termo que surgiu em meados dos anos 1960 para rotular uma nova música que surgia no Brasil pós-bossa nova. Era uma música basicamente feita por jovens e difundida nos Festivais da Canção produzidos por emissoras de televisão, o que garantia popularidade e alcance nacional. Com a MPB e os festivais, surgiu a maior geração da música popular do Brasil com nomes como Chico Buarque, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elis Regina, Edu Lobo, Nana Caymmi, Maria Bethânia, Gal Costa e outros.
O Aprendiz Musical é um dos mais importantes programas do país de desenvolvimento social por meio da arte. Iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Aprendiz Musical recebeu, em 2017, o título de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e que, em abril deste ano, completou 22 anos.
O programa tem como base o canto coral e o repertório nacional para iniciar os alunos da rede municipal de ensino de Niterói no universo da música. Por meio da prática de instrumentos variados, do canto coral e das formações orquestrais, o Aprendiz Musical contribui não apenas para o desenvolvimento musical como também social e intelectual do aluno.