Cultura Geek: evento no Caminho Niemeyer foi um sucesso e segunda edição já está na agenda de 2024Silvia Suzane/Ascom
2ª Niterói Expo Geek está confirmada no Caminho Niemeyer para 2024
Edição realizada este ano foi a primeira e reuniu mais de 5 mil pessoas cerca de 50 atividades
Niterói – O Caminho Niemeyer recebeu este mês a 1ª Niterói Expo Geek com muito sucesso e, neste embalo, já confirmou a edição do próximo ano. O evento sobre o universo fantástico dos quadrinhos, games, música, literatura e as diferentes variações artísticas que envolvem a cena Geek reuniu cerca de 5 mil pessoas, em mais de 50 atividades e 36 horas de programação – o que levou os organizadores a confirmarem a edição do ano que vem.
“A próxima edição será ainda mais emocionante. O público vai se surpreender ano que vem, faremos mais atividades e teremos muitas surpresas. Vamos transformar a Cidade Sorriso em um pólo de difusão da cultura Geek", afirma o produtor do evento, Alexandre Lage.
O encontro é pioneiro e precursor. Surgiu como único evento público do país voltado para a cultura Geek. A programação trouxe atividades para todos os públicos, como quadrinhos, games, RPG, cosplay, Kpop, shows, feiras, painéis, concursos, gastronomia, oficinas, karaokê, debates, competições e cinema. A Expo Geek se consolida como o grande evento temático da cidade, que ocupa o terceiro lugar entre os municípios “mais geeks do Brasil”, ou seja, que mais consomem produtos do universo fantástico, segundo uma pesquisa da Amazon, divulgada em 2019.
''É importante não só para o Caminho, mas para a cidade como um todo que todas as culturas se sintam acolhidas neste espaço. Niterói tem uma cultura geek muito forte e isso se refletiu no enorme sucesso da primeira edição do festival. Não tenho dúvidas que a segunda edição será ainda mais especial" disse Barbara Siqueira, presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer.
O Niterói Expo Geek contou com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, através do Edital Geek de 2022. O edital foi uma conquista de um movimento na cidade, uma demanda dos cidadãos.
"Foi um merecido reconhecimento da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói. Nós construímos as políticas públicas sob a perspectiva da Cultura como um Direito buscamos fortalecer todas as expressões e movimentos com compromisso e respeito. A cultura Geek mostrou que precisa estar inserida neste contexto", disse a secretária Municipal das Culturas de Niterói, Júlia Pacheco.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.