Defesa Civil de Niterói: atuante após o temporal de ontemDivulgação/Ascom

Niterói – Após o temporal da última quinta-feira (5) no final da tarde e início da noite, a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói informou que a cidade entrou em estágio de atenção – com previsão de novas chuvas no fim da tarde desta sexta-feira (6). A Defesa Civil orienta que, em casos de ventos fortes e chuvas com descargas elétricas, a população deve evitar ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.
O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informa que os maiores acumulados em 15 minutos foram registrados nos bairros Engenho do Mato (12mm), Itaipu (5,8mm), Maravista (4mm), Várzeas das Moças (3,6mm) e Maria Paula (3mm). Já os maiores acumulados de chuva em 1 hora foram registrados no Cavalão (45mm), Maceió (39,8mm), São Francisco (39,6mm), Pé Pequeno (35mm), Travessa Beltrão (32,4mm) e no Morro da Penha (31mm). A velocidade dos ventos chegou a 61 Km/h na região da Baía de Guanabara (medido na estação do aeroporto Santos Dumont). Em 1h, choveu, em Niterói, o equivalente a cerca de 43% do previsto da média climatológica para todo o mês de outubro.
Cerca de cem funcionários da Defesa Civil, da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, da Assistência Social, Clin e da Nittans trabalharam nas ruas, desde a noite de ontem. A Defesa Civil trabalha com quatro estágios operacionais: Vigilância (normal), Atenção, Alerta e Alerta Máximo, que se referem às condições meteorológicas. Cada estágio possui medidas e protocolos que devem ser adotados pela Defesa Civil, órgãos públicos e pela população que vão do monitoramento até a evacuação de pessoas em áreas de risco. Foram registradas cerca de 40 quedas de árvores em diferentes bairros.
"Nossa Defesa Civil entrou em atenção por volta de 19h10 e pouco depois tivemos uma chuva muito intensa, com cerca de 43% da chuva que se espera para todo o mês de outubro. Estamos mobilizados desde ontem quando emitimos o estágio de alerta para a cidade. Também tivemos ventos muito fortes. Foi registrado cerca de 61 km/h no entorno da Baía de Guanabara. Temos cerca de 2 mil pessoas de vários órgãos de defesa atuando no atendimento das emergências em função dessas condições bastante severas para que a gente leve a cidade à normalidade o mais rápido possível", disse o prefeito Axel Grael.
Desde 2013, Niterói já realizou intervenções em encostas em diversos bairros da cidade, com investimentos de mais de R$ 45 milhões em obras que integram o eixo Clima e Resiliência do Plano Niterói 450. A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia tem 128 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) e mais de 2400 voluntários pela cidade. O sistema de monitoramento conta, atualmente, com 46 pluviômetros, sendo 30 de operação da secretaria e 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e 37 sirenes espalhadas pelas comunidades, com alcance de mais de 120 mil pessoas. Além disso, a Secretaria conta com cerca de 30 pontos de apoio para a população nos casos de acionamento de sirene e riscos de deslizamentos e desabamentos que podem ser consultados por meio do aplicativo Alerta DCNit, no ícone sirenes - pontos de apoio.
A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de emergências. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.