Obra finalizada: contenção de encosta entre a Praia das Flexas e da Boa ViagemDivulgação/Ascom
Obra de contenção de encosta na Boa Viagem é concluída
Intervenção vai evitar riscos de deslizamentos causados pelo impacto das ondas no solo
Niterói – Foi concluída esta semana a obra de contenção de encosta à beira mar que estava sendo feita pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa). O trecho, localizado entre a Praia das Flechas e a Avenida Engenheiro Martins Romeo, na Boa Viagem, precisou de estabilização do talude – com uma cortina de 92 metros de extensão, o reforço do gabião já existente, e a drenagem com a colocação de duas escadas hidráulicas. O objetivo da nova contenção foi evitar os riscos de deslizamentos causados pelo impacto das ondas no solo. O investimento foi de R$ 2,7 milhões.
Recentemente, o mesmo bairro foi contemplado com a conclusão das obras de restauração da Ilha da Boa Viagem, que proporcionou a reabertura ao público do local tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Somente em 2023, a Prefeitura de Niterói destina mais de R$ 236 milhões em obras de contenção de encostas em cerca de 70 pontos da cidade, beneficiando diretamente moradores de comunidades no Morro do Céu, Morro Boa Vista, Caixa D’Água, Santa Rosa, Grota do Surucucu, Cantagalo, Martins Torres, Morro do MIC, Caramujo, Cavalão e Morro do Bumba, entre outras.
Além dessas regiões, bairros como Jurujuba, Santa Rosa, Fátima, Cantagalo, Cafubá e Itacoatiara também foram contemplados com obras de contenção. Dos cerca de 70 pontos contemplados neste ano, 40 já tiveram os trabalhos concluídos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.