Niterói – Foi aberta nesta sexta-feira (27), na Sala Nelson Pereira dos Santos, a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae) – que debate diretrizes, metas e estratégias para o avanço do setor na cidade e no país. O evento acontece até domingo (29) e é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Educação (FME). Trata-se de um momento fundamental, que reunirá reflexões, diálogo e democracia. As contribuições irão auxiliar na construção do Plano Nacional de Educação 2024-2034.
O tema central da conferência é "Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável", e o evento contará com a participação de representantes de segmentos educacionais, sociedade civil, entidades, organizações e movimentos que atuam em defesa da educação, entre outros.
"Serão muitos debates para entendermos o que é o melhor para a educação da nossa cidade e do nosso país. É um momento crucial para avaliarmos em que direção avançar, e pontuarmos quais os passos necessários para conquistarmos uma educação de qualidade, plena e emancipadora. É a contribuição de Niterói em um plano que será executado em todo o Brasil", destacou o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques.“A educação é, hoje, a política pública mais importante para mitigar os efeitos sociais, culturais e econômicos da pandemia. Aqui em Niterói, é a nossa prioridade. Estamos investindo numa ampla política de alfabetização, em que se aprende a ler lendo e a escrever escrevendo. Também vamos assinar, no próximo mês, um Termo de Cooperação com a UFF, trazendo estudantes de graduação, mestrado e doutorado para apoiar os nossos professores nas escolas da Rede Municipal”, completou Bira.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, deu início à conferência e ressaltou a importância do município de Niterói contribuir com o avanço da educação no Brasil. Além disso, o prefeito fez questão de anunciar que, em breve, será lançado o edital para o novo concurso público da Educação."Já estamos em tratativas finais para a realização dessa seleção de mais profissionais. É um passo fundamental para a melhoria da qualidade do ensino, para ampliação do número de matrículas e valorização dos profissionais da Rede. Esse concurso também será fundamental para ampliarmos o número de profissionais dedicados à educação especial, que é uma demanda exponencial", explicou Axel Grael.
O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio Cláudio da Nóbrega, esteve presente no evento e reafirmou o compromisso com o avanço da educação."A universidade está de portas abertas, em várias atividades, e gostaria de trazer uma reflexão importante, que faz parte da formação da educação de modo geral. Temos que ter uma educação mais na direção do aluno, e menos na do professor", destacou o reitor da UFF.
No sábado (28), a conferência terá como sede a Universidade Federal Fluminense (UFF). O bloco F do campus Gragoatá receberá, ao longo de todo o dia, as plenárias de eixo. O encerramento da Conae será no domingo, com a plenária final na parte da manhã, e no início da tarde - de 12h às 13h - a plenária de eleição de delegados, que irão representar a cidade na etapa intermunicipal, além da votação de moções. Ao fim desta fase, será realizada a Etapa Estadual, que está prevista para acontecer nos dias 17, 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro. As Conferências Municipais e Estaduais antecedem a Conferência Nacional de Educação, marcada para os dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2024, em Brasília (DF).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.