Projeto Aprova Jovem: pré-vestibular social Divulgação/Ascom
“Acreditamos na educação como caminho para a emancipação das juventudes e o acesso ao ensino superior como direito de todas e todos. O Aprova Jovem busca fazer valer esse direito, dando oportunidade de estudo e preparo aos jovens de menor condição de renda para enfrentar o desafio do Enem e alcançar o sonho do acesso à Universidade Pública”, disse a coordenadora de políticas para a juventude de Niterói, Luisa Assumpção.
APROVA JOVEM
O Aprova Jovem aposta em jovens como Deivyson Dinther que, em 2019, morava no Caramujo, participou do programa e foi aprovado no vestibular para o curso de Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente na Universidade Federal Fluminense (UFF).
“São 27 anos de muita luta. Hoje sou empreendedor e graduando na UFF e sigo buscando sempre superar as adversidades. Nasci em Niterói, na época morava no Caramujo e atualmente estou no Fonseca. Minha trajetória vem da escola pública. Também concluí um curso técnico de mecânica industrial no Senai e foi aí que comecei a buscar me inserir na questão acadêmica, prestando vestibular, para poder me preparar melhor”, explicou Deivyson Dinther.
O jovem atualmente é um empreendedor na área de energias renováveis após participar de um projeto de extensão na universidade do qual também já foi tutor em algumas aulas. De acordo com Deivyson, o Aprova Jovem é um facilitador na busca por uma vaga na universidade.
“O programa é uma grande oportunidade. É uma política pública inclusiva O Aprova Jovem tem uma questão de ser um facilitador. A gente recebe os logins e a pessoa pode acessar de casa, fora as aulas presenciais. Isso com todo suporte e atenção dos professores. É uma oportunidade única”, concluiu o universitário.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.