Orquestra de Sopros Aprendiz Musical: apresentação especial no aniversário da cidadeLivio Campos/Ascom
A Orquestra de Sopros do Aprendiz Musical é o grupo de referência do programa focado nos instrumentos das famílias das madeiras e metais. Neste grupo, alunos se reúnem sob a regência do professor e maestro Gabriel Dellatorre para desenvolverem suas habilidades orquestrais, bem como interpretar um repertório eclético que compreende tanto a música erudita quanto a popular, passando por belas marchas e dobrados até a música folclórica e contemporânea. Tendo sido revitalizado em 2023, esta orquestra tem cerca de 40 jovens de 11 a 24 anos, oriundos tanto das escolas atendidas pelo Programa Aprendiz, quanto dos editais abertos para ingresso nas atividades orquestrais.
Washington Luiz Gomes é um maestro, compositor e arranjador cearense que iniciou sua carreira musical aos 9 anos de idade, na centenária Banda Pe. Pio Pinho de Oliveira, na cidade de Jucás (CE), sob a orientação do Maestro Álvaro Correia de Araújo. Estudou música na Escola Técnica Federal do Ceará e, nesse período, teve como professores os maestros Costa Holanda, Manoel Ferreira e Capitão Nascimento. Fez cursos pela SECULT-CE de regência, harmonia, organologia, prática instrumental e prática de conjunto, tendo professores como Eduardo Fidelis, Orlando Leite, Márcio Landi e Walter Célio. Licenciado em música pela Universidade Claretiana, cursa pós-graduação em Ensino Coletivo de Música. Atualmente é Maestro das Bandas Municipais das cidades de Acopiara, Mombaça e Quixelô, e realiza trabalhos como Assessor de Bandas para várias cidades da região Centro-Sul do Estado do Ceará.
Já Silvério Pontes é um trompetista que se dedica exclusivamente à música brasileira e ao choro. Com uma carreira sólida e marcante, tocou e gravou com músicos e cantores importantes da MPB, como Tim Maia (com quem tocou por 12 anos, participando da Banda Vitória Régia), Luiz Melodia, Paulinho da Viola, Elza Soares, Francis Hime, Beth Carvalho, Yamandú Costa e Trio Madeira Brasil, entre outros. Participou do lançamento, junto com seu parceiro Zé da Velha, do documentário Brasileirinho, no festival de Cannes, na França e em outros países como Itália, Alemanha, Áustria juntamente com o seu parceiro Zé da Velha. Já se apresentou em todas as expressivas cidades e festivais pelo Brasil.
ENSINO MUSICAL DE REFERÊNCIA
O Programa Aprendiz Musical é uma iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Educação. A missão do Aprendiz é promover a educação musical para crianças e jovens de até 24 anos de idade com aulas de iniciação musical, canto coral, instrumentos de sopros, cordas e percussão, além de numerosas atividades complementares e de formação orquestral.
O Aprendiz Musical funciona nas escolas públicas da rede municipal da cidade e desenvolve atividades na Casa Aprendiz e no Conservatório de Música de Niterói. Um dos maiores programas sociais de desenvolvimento por meio da arte do país. Programa Aprendiz Musical, há 22 anos transformando vidas através da educação musical.
1) Anacleto de Medeiros - Araribóia (6'10'')
2) Francisco Braga - Barão do Rio Branco (3')
3) Hudson Nogueira - As quatro faces do choro (6'20'')
4) Joaquim Naegele - Ouro Negro (6'30'')
5) Pixinguinha - Carinhoso, para trompete solista e banda *entra Silvério*
6) Folclore Brasileiro - Suíte Folclórica (arr.: Hudson Nogueira) (7')
7) S. Pontes/W. L. Gomes - Araribóia, o guerreiro (4') *Washington Gomes, regente convidado*
BIS: Gilson Santos – Zouk
SERVIÇO
Evento: “Orquestra de Sopros Aprendiz Musical no Theatro Municipal de Niterói”
Data: Quarta, 22 de novembro
Horário: 18h
Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói
Valor: Entrada gratuita, somente para convidados
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.