Equipes da Defesa Civil: de plantão para cuidar do reestabelecimento da luz Luciana Carneiro/Ascom

Niterói – Quatro dias de puro caos. Com a luz cortada desde segunda-feira (20) às cinco da manhã, moradores da rua Geraldo Martins, na altura do número 155, ficaram indignados com o descaso e a falta de compromisso da empresa Enel. Comidas estragando, trabalhadores em home office sem poder desempenhar suas funções e idosos acamados sem utilizar equipamentos para saúde são só algumas das diversas consequências causadas pela má prestação de serviço da empresa. Com a luz reestabelecida somente na quinta-feira (23) pela manhã, cidadãos estão se unindo para entrar com um processo contra a Enel – como já foi feito pela Prefeitura de Niterói. A Procuradoria do Município cobra da concessionária o enterramento da fiação para que a falta de luz deixe de ser uma rotina
“É inaceitável o que está acontecendo em nossa cidade. Muitas famílias, equipamentos públicos, comerciantes e empresas sem luz, desde sábado, acumulando transtornos e prejuízos, sobretudo, com perda de alimentos. Estou indignado!”, afirmou o prefeito Axel Grael.
Além das ações emergenciais, a Prefeitura cobra uma atitude colaborativa por parte da Enel. Após ser aprovada a Lei da Fiação, de 2014, na Câmara de Vereadores, justamente para enterrar a fiação e reduzir contratempos como a da falta de energia, a Prefeitura solicita uma iniciativa da empresa para colocar em prática essa solução. Quando a Lei da Fiação foi aprovada, a Enel, na época Ampla, recorreu à justiça contra a lei, disputa que ainda persiste.
“É fundamental um diálogo mais transparente, diário e comprometido por parte da Enel. Não admito essa falta de compromisso e desrespeito com Niterói”, finalizou o prefeito.