Niterói: deputado estadual Vitor Junior consegue aprovação de projeto de lei em segunda discussão Divulgação
Cordão da Bola Preta: projeto de lei do deputado Vitor Junior foi aprovado em segunda discussão
Espaço pode ser declarado patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio. Proposta agora segue para sanção ou veto do Governo do Estado
Niterói - O projeto de lei do deputado estadual Vitor Junior (PDT), que declara o bloco de carnaval Cordão da Bola Preta como patrimônio histórico, cultural e imaterial do Estado do Rio, foi aprovado em segunda discussão nesta segunda-feira (30), no plenário da Alerj. Agora, segue para o Governo do Estado, que tem até 15 dias úteis para sanção ou veto.
O Cordão da Bola Preta, que hoje arrasta milhares de foliões no carnaval e, em 2025 completa 107 anos, é o mais antigo bloco do Rio de Janeiro e último representante remanescente dos antigos cordões carnavalescos que existiam na cidade, no início do século XX.
"Por sua importância histórica, cultural e para a memória do carnaval, nada mais justo que homenagearmos essa manifestação que é referência em nosso estado, perpetuando seu legado de luta e resistência que atravessou gerações", afirma o deputado. "Não podemos falar de carnaval sem mencionar a magia dos blocos que transformam as ruas em verdadeiros palcos a céu aberto", acrescenta o parlamentar.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.