Niterói: Solar do Jambeiro será palco de encontro com jornalistasLeo Zulluh
O prefeito Rodrigo Neves falou sobre a importância de receber o evento na cidade e destacou o papel da imprensa para uma sociedade democrática. “O trabalho jornalístico é primordial para que a democracia se fortaleça cada vez mais, sobretudo em um tempo de circulação de muitas notícias falsas. Para Niterói, é muito importante receber este encontro internacional em um patrimônio cultural e histórico da cidade como o Solar do Jambeiro. É sempre relevante contribuir com a democracia e com a pluralidade de ideias”, afirmou Rodrigo Neves.
O secretário executivo da cidade, Felipe Peixoto, comentou sobre o impacto do encontro de cúpula do BRICS para Niterói. “O fortalecimento do BRICS representa uma oportunidade concreta para cidades como Niterói ampliarem sua inserção internacional, atraírem investimentos estratégicos e promoverem intercâmbios em áreas-chave como inovação, sustentabilidade e desenvolvimento. Estar alinhado com essa agenda global é fundamental para projetarmos o futuro que queremos para nossa cidade”, reforçou Felipe Peixoto.
As atividades serão destinadas a jornalistas credenciados, mas o público poderá assistir à transmissão ao vivo através do canal do Toda Palavra no YouTube https://www.youtube.com/@todapalavra; da TV Comunitária de Brasília https://www.youtube.com/@tvcomdfdemocraciainformativa e do portal de notícias Brasil 247 https://www.youtube.com/@brasil247
O BRICS Press Meeting é organizado pela rádio e jornal Toda Palavra, de Niterói, e pela TV Comunitária de Brasília, em parceria com a TV BRICs, Agência Sputnik Brasil e Brasil 247. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria das Culturas; da TeleSur; da HispanTV; além do iBRICS (Instituto para Intercâmbio Cultural e Desenvolvimento Econômico dos países do BRICS); NuBRICS (Núcleo de Estudos BRICS da Universidade Federal Fluminense); Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro; Associação Cultural Pushkin; e IBESVA (Instituto de Beneficência Somos Valentes).
Programação:
Manhã:
10h – Abertura
10h15 – Palestra: A cultura dos BRICS – Marco Lucchesi, presidente da Biblioteca Nacional e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras.
11h – Palestra de Fernando Horta (pesquisador brasileiro com formação acadêmica na área de História e Relações Internacionais) – “Geopolítica dos saberes”, a dependência sistêmica no mundo e como isso afeta política e economicamente os países BRICS.
11h40 – Palestra de Beatriz Bissio (jornalista, historiadora e cientista política - UFRJ).
12h20 – Desafios da construção do mundo multipolar – Mesa-redonda com a participação de pesquisadores do Núcleo de Estudos BRICS da Universidade Federal Fluminense (NuBRICS/UFF).
Tarde:
14h – Mesa 1: Imprensa independente, mídia regional/comunitária e jornalistas independentes.
15h – Mesa 2: Desenvolvimento de redes de comunicação independentes para o Sul Global.
16h30 – Desafios e conquistas do mundo multipolar – Conferência do jornalista brasileiro Pepe Escobar.
17h30 – Encerramento.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.