Clube Central: aniversário de 105 anos foi comemorado com evento e tradicional jogo da bola pesada, na Praia de IcaraíDivulgação
Central festeja 105 anos de tradição em Icaraí
Jogo de bola pesada reúne veteranos na areia da praia, em frente ao clube
Niterói - Quem passou pela Praia de Icaraí ficou curioso com uma partida de bola pesada reunindo senhores de cabelos grisalhos e fortes, no fim de semana. Sucesso nas areias há 50 anos e hoje pouco praticado, o jogo integra a programação festiva dos 105 anos do Clube Central. A bola pesa cerca de três quilos e os jogadores não podem deixá-la cair no chão depois de arremessada. A prática esportiva é tombada como patrimônio cultural imaterial de Niterói.
O reencontro da turma foi um show a parte, com troca de provocações e risadas, cada qual com um apelido. José Rodrigues, o Galego, e Ricardo Selva, o Cotoco, eram dos mais animados, lembrando o tempo em que saíam do Central para jogar em Copacabana e Ramos, no Rio. Na plateia de curiosos que se formou na calçada, Darly Bodstein, de 80 anos, era o único que conhecia as regras e os jogadores.
“Joguei bola pesada há 30 anos, durante quatro verões. Tem que ter cuidado na recepção da bola. É um ótimo exercício”, explicou Darly, que é sócio do Central.
Depois da partida do último sábado, o grupo confraternizou na sede do clube, em um churrasco, ao lado do presidente do Central, Fernando Tinoco, e do vice Hugo Palha.
Na véspera, uma sessão solene do Conselho Deliberativo do Central homenageou personalidades de Niterói, na data de fundação do clube. Foram concedidos o Diploma e a Medalha do Mérito Centraliano Ivan Galindo aos jornalistas Jourdan Amora e Estela Prestes. Já o prefeito Rodrigo Neves foi homenageado com o título de Presidente de Honra, como previsto no estatuto da instituição. O prefeito foi representado pela esposa Fernanda Sixel Neves, que ressaltou ações sociais apoiadas pelo Central.
Também na última sexta-feira, o Central promoveu o tradicional hasteamento das bandeiras no clube, ao som da Banda do Exército, e recebeu uma benção ecumênica com Dom Alano Maria Pena e o pastor Fábio Damasceno. Dirigentes de outros clubes da cidade e da Associação de Clubes de Niterói marcaram presença.
“Honramos aqui o passado e trabalhamos no presente por um Central mais forte e com um futuro glorioso, agradecendo o apoio de todos”, disse Fernando Tinoco.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.