Clube Central: aniversário de 105 anos foi comemorado com evento e tradicional jogo da bola pesada, na Praia de IcaraíDivulgação

Niterói - Quem passou pela Praia de Icaraí ficou curioso com uma partida de bola pesada reunindo senhores de cabelos grisalhos e fortes, no fim de semana. Sucesso nas areias há 50 anos e hoje pouco praticado, o jogo integra a programação festiva dos 105 anos do Clube Central. A bola pesa cerca de três quilos e os jogadores não podem deixá-la cair no chão depois de arremessada. A prática esportiva é tombada como patrimônio cultural imaterial de Niterói.
O reencontro da turma foi um show a parte, com troca de provocações e risadas, cada qual com um apelido. José Rodrigues, o Galego, e Ricardo Selva, o Cotoco, eram dos mais animados, lembrando o tempo em que saíam do Central para jogar em Copacabana e Ramos, no Rio. Na plateia de curiosos que se formou na calçada, Darly Bodstein, de 80 anos, era o único que conhecia as regras e os jogadores.
“Joguei bola pesada há 30 anos, durante quatro verões. Tem que ter cuidado na recepção da bola. É um ótimo exercício”, explicou Darly, que é sócio do Central.
Depois da partida do último sábado, o grupo confraternizou na sede do clube, em um churrasco, ao lado do presidente do Central, Fernando Tinoco, e do vice Hugo Palha.
Na véspera, uma sessão solene do Conselho Deliberativo do Central homenageou personalidades de Niterói, na data de fundação do clube. Foram concedidos o Diploma e a Medalha do Mérito Centraliano Ivan Galindo aos jornalistas Jourdan Amora e Estela Prestes. Já o prefeito Rodrigo Neves foi homenageado com o título de Presidente de Honra, como previsto no estatuto da instituição. O prefeito foi representado pela esposa Fernanda Sixel Neves, que ressaltou ações sociais apoiadas pelo Central.
Também na última sexta-feira, o Central promoveu o tradicional hasteamento das bandeiras no clube, ao som da Banda do Exército, e recebeu uma benção ecumênica com Dom Alano Maria Pena e o pastor Fábio Damasceno. Dirigentes de outros clubes da cidade e da Associação de Clubes de Niterói marcaram presença.
“Honramos aqui o passado e trabalhamos no presente por um Central mais forte e com um futuro glorioso, agradecendo o apoio de todos”, disse Fernando Tinoco.