Niterói - O mercado editorial ganha um recurso essencial para gestores, artistas e estudantes: o livro "Descomplicando a Produção Cultural: um guia para artistas, gestores e produtores", da autora, professora e pesquisadora Luciane Conrado. A obra, que será lançada em um evento especial na Livraria da Travessa de Niterói, chega com a missão de tornar a gestão de projetos culturais no Brasil acessível, estratégica e inovadora.
A relevância do livro é sublinhada pelo endosso do renomado Celso Niskier, que destacou a importância da obra para o cenário cultural brasileiro. "Descomplicando a Produção Cultural é uma obra que nasce do desejo de democratizar o acesso ao conhecimento sobre gestão e realização de projetos culturais no Brasil. Em um setor marcado por complexidades, mas também por potências criativas transformadoras, este livro convida o leitor a trilhar um caminho de aprendizado prático, ético e inovador. Mais do que descomplicar, este livro empodera. E transforma", disse Celso Niskier
O guia é voltado para quem deseja atuar com consistência e visão estratégica na área cultural. Luciane Conrado combina clareza conceitual com uma abordagem acessível e atualizada, cobrindo os pilares essenciais da produção no século XXI:
Gestão e Empreendedorismo: Detalhes sobre o papel, as competências técnicas, comportamentais e a formalização do produtor na expansão dos Mercados Criativos.
Planejamento e Captação: O ciclo de vida do projeto, da ideia ao documento final (descritivo, orçamentário e de mídia), incluindo um panorama sobre Políticas Culturais, legislação e mecanismos de financiamento alternativos (como Crowdfunding).
Sustentabilidade e Ética: Um capítulo dedicado à Produção Cultural Sustentável e Inclusiva, abordando responsabilidade ambiental, acessibilidade, diversidade e gerenciamento de riscos.
Tecnologia e Inovação: Um roadmap, um mapa de estrada, urgente sobre o uso de Inteligência Artificial (IAs) e softwares especializados para a elaboração, gestão, comunicação e marketing de projetos, preparando o profissional para a era digital.
Sobre a autora:
Luciane Conrado é professora, produtora cultural e pesquisadora com sólida atuação na área de gestão de projetos culturais, políticas públicas e inovação no setor criativo. Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a formação crítica e emancipadora de jovens profissionais da cultura, atua em instituições de ensino superior, cursos livres e programas de capacitação, além de desenvolver e orientar projetos culturais em diversas regiões do país. Apaixonada por cultura como força de transformação social, Luciane alia experiência prática, visão acadêmica e sensibilidade artística para descomplicar o que parece distante.
Serviço:
Lançamento e Bate-Papo: Segunda-feira, 24 de novembro, às 19h. Local: Livraria da Travessa de Niterói (Rua Doutor Tavares de Macedo, 240 – Icaraí). Presença: Luciane Conrado e convidados especiais produtores e gestores culturais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.