Niterói: UFF abre as portas para mostra com obras de fotógrafas do Instituto GingasDivulgação
Arte inclusiva ganha destaque em Niterói com exposição na UFF
Universidade abre as portas para mostra com obras de fotógrafas do Instituto Gingas
Niterói - Na próxima quinta-feira (11), a partir das 15h, o Espaço Aberto UFF, na Reitoria da UFF, recebe a exposição ‘Retratos da Potência da Inclusão’, com fotografias de Saminy Ribeiro e Graziele Vulpe (Zizi), fotógrafas com síndrome de down e alunas do Instituto Gingas, primeiro Pontão de Cultura de Acessibilidade do Brasil. A mostra, parte da comemoração dos 65 anos da UFF, tem curadoria do fotógrafo Breno Platais, coordenador do Instituto Gingas.
A parceria do Instituto com a Universidade Federal Fluminense (UFF) foi a mola mestre para a organização desta exposição, que tem entre os objetivos fortalecer o protagonismo das pessoas com deficiência.
As fotógrafas encontraram, através das lentes, um caminho de expressão, autonomia e encontro. Ao todo são 4 conjuntos de 20 fotos que retratam momentos como sessões de retratos na APAE Niterói e na Oncoclínicas, fotografias de paisagem e até uma cobertura fotográfica de uma visita técnica promovida pelo Professor Luiz Andrade, do curso de Biologia da UFF à Casa de Darcy Ribeiro em Maricá . O interesse de Saminy e Zizi surgiu no projeto Din Down Down, criado pelo Mestre Bujão para incluir pessoas com deficiência no fazer artístico.
A mostra pode ser visitada até 31/01/2026, de segunda a sexta das 10h às 21h; e aos sábados e domingos das 13h às 21h. O Espaço Aberto UFF fica na Reitoria, na Rua Miguel de Frias, 9 em Icaraí.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.