Junho é o mês em que são realizadas campanhas de conscientização e estímulo à doação de sanguePaulo Dimas/Arquivo CCS PMBM

Junho é o mês dedicado à campanha de doação de sangue e, por isso, é denominado de ‘’Junho Vermelho’’. Em Nova Friburgo, a Prefeitura possui um Hemocentro Regional, que atende ao município e mais 13 cidades vizinhas, além de prestar apoio à rede particular.
A unidade, que fica ao lado do Hospital Municipal Raul Sertã, funciona das 8h às 17h30. Para doar basta ter entre 16 e 60 anos - sendo que menores de idade devem estar acompanhados de um responsável -, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. É preciso estar hidratado e ter se alimentado com comidas leves, evitando derivados de leite ou itens gordurosos.
Não pode doar sangue quem possui ou já teve alguma doença como, por exemplo, hepatite, malária, AIDS, doença de chagas e mal de Parkinson. Também não pode doar sangue quem é usuário de drogas ilícitas injetáveis.
Há alguns fatores que impossibilitam, temporariamente, a doação, como: estar grávida ou amamentando, ter sofrido aborto ou ter tido o parto, ter feito tatuagem em menos de 12 meses, ter realizado endoscopia ou colonoscopia em menos de seis meses e ter tido gripe ou covid-19 em menos de 15 dias.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.