Fri Jazz & Blues 2025 promete atrair mais de 10 mil pessoas, fortalecendo o turismo em baixa temporada e valorizando os atrativos naturais e culturais da região.Divulgação
Os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, recebem neste final de semana o Fri Jazz & Blues 2025, festival gratuito que une música, turismo e cultura em meio à natureza da Serra Fluminense. Além dos shows em palcos montados nos coretos locais e da já tradicional Vila do Jazz, o evento traz novidades que ampliam sua relevância cultural e turística: o 1º Seminário de Promoção Internacional e Captação de Eventos e uma feira de produtores locais.
O festival, que pela primeira vez terá o apoio do governo federal, através da Embratur, contará com a presença do presidente da agência, Marcelo Freixo, que participará de um seminário apresentando o trabalho de promoção internacional e os recordes históricos no turismo do país, que têm sido determinantes para a geração de emprego e renda no Brasil.
“O Fri Jazz & Blues é um exemplo de como a cultura e o turismo podem caminhar juntos para fortalecer destinos brasileiros no cenário nacional e internacional. Nosso papel na Embratur é apoiar iniciativas que projetam territórios como Lumiar e São Pedro da Serra para além das fronteiras, conectando identidade local com geração de oportunidades”, afirma Freixo.
O seminário será realizado nesta sexta-feira, dia 19, na sede da Ação Rural de Lumiar, e contará também com painéis sobre o papel dos eventos corporativos no fluxo turístico e a integração regional entre Serra e Mar.
A programação musical do Fri Jazz & Blues 2025 se espalha por três dias, com shows nos coretos de São Pedro e de Lumiar, além da Vila do Jazz, montada no campo do Lumiar F.C., que contará com cenografia imersiva, espaço kids, oficinas, workshops e áreas de convivência.
Outro destaque é o 1º Rally de Antigos – Serra e Mar, no sábado (20), que terá partida em Itaipuaçu, parada em Cachoeiras de Macacu e chegada em Lumiar, reunindo cerca de 50 carros históricos.
O festival mantém o compromisso de valorizar a economia local: os fornecedores de alimentos e bebidas serão prioritariamente dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra.
“O objetivo é dar protagonismo aos distritos, mostrando que essa é uma terra fértil de bons serviços e produtos, que se unem ao festival”, afirma o realizador Zé Alexandre.
Serviço
Fri Jazz & Blues 2025
19 a 21 de setembro
Lumiar e São Pedro da Serra – Nova Friburgo/RJ
Entradafranc
Fri Jazz & Blues 2025
19 a 21 de setembro
Lumiar e São Pedro da Serra – Nova Friburgo/RJ
Entradafranc

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.