Mostra em homenagem às mulheres estará em exibição neste mês em Nova Iguaçu.Divulgação
Festival das Artes é retomado em Nova Iguaçu com exposição em homenagem às mulheres
"Retrospecto Feminino" estará em exibição no Top Shopping e depois na galeria da Fenig.
Depois da pausa para a celebração do carnaval, o Festival de Artes de Nova Iguaçu retorna em março, e já no primeiro evento do mês terá uma mostra de artes visuais voltada para o Dia Internacional da Mulher. Nesta quarta-feira (8), às 17h, a iguaçuana Ane Alves leva ao Top Shopping a exposição “Retrospecto Feminino”, com curadoria de Silvia Schiavone.
Ane Alves é artista visual e arteterapeuta e sua obra carrega uma herança-memória autobiográfica, com discussões sobre a identidade simbólica, o estigma da mulher, a sujeição de seus corpos e questões de gênero e raça. Esta exposição traz suas principais obras, pinturas figurativas de mulheres comuns e suas versões arquetípicas de deusas, entrelaçando religiosidade afro-brasileira e símbolos de uma estética espiritual.
A natureza se faz presente na maioria das obras selecionadas pela artista, levando à percepção de uma sabedoria ancestral. A relação com as questões do sagrado explora as possibilidades de agência, evocando novos olhares sobre os corpos femininos. Segundo Ane, a arte age como instrumento transmutador da realidade.
“Foi através dela que os seres dominaram a natureza e desenvolveram as relações sociais. E este caráter mágico da arte exerce, ainda, poder sobre a coletividade humana. Pode-se dizer que a própria arte é uma realidade social e a artista é a feiticeira, transformando imagens em signos carregados de simbolismos, capazes de conter extensas narrativas”, afirma Ane Alves.
A exposição “Retrospecto Feminino” ficará no TopShopping somente nesta quarta-feira. Mas o público terá uma nova oportunidade para apreciar as obras da artista iguaçuana. Elas também serão expostas na Galeria de Artes da Fenig, de 14 de março a 6 de abril, e poderão ser visitadas de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h30. A entrada é gratuita. A Fenig fica na Rua Governador Portela, nº 812, 2º andar, no Centro).
O Festival de Artes de Nova Iguaçu é promovido pelo Ministério do Turismo e pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), da Prefeitura de Nova Iguaçu, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR). Todos os eventos são gratuitos.
A programação, que traz ainda nesta semana Circuito de Esquetes, Música na Natureza, Feira Iguassú e Feira Multicultural, nos dias 10, 11 e 12, pode ser consultada em www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.