Nova Iguaçu renova carteirinha de artesãos a partir desta sexta-feira.Divulgação

A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) inicia nesta quinta-feira o recadastramento de artesãos iguaçuanos que estão com a carteirinha da vencida ou perto do vencimento. Para isso, é preciso acessar www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/programadeartesanato/recadastramento e preencher o formulário. O processo deverá ser até o dia 30 de abril. Quem tiver dúvidas poderá fazer a renovação diretamente na FENIG, na Rua Gov. Portela 812, 2º andar, Centro.
Atualmente, a FENIG conta com cerca de 1.780 artesãos cadastrados, sendo 95% mulheres. O credenciamento é fundamental, pois permite a participação do artesão em feiras e exposições dentro e fora do estado do Rio de Janeiro e concede descontos especiais na compra de material para a confecção de produtos artesanais em lojas conveniadas. Além disso, os cadastrados participam constantemente de oficinas oferecidas pela FENIG.
“As artesãs e os artesãos, além de se recadastrarem, poderão acrescentar, no ato do preenchimento do formulário, as novas técnicas em que estiverem atuando. Muitos artesãos diversificaram suas habilidades nas oficinas que realizamos na fundação”, disse o presidente da FENIG, Miguel Ribeiro.
Além de expor seus produtos em feiras e exposições locais, como a Praça Rui Barbosa e o TopShopping, no Centro, os artesãos cadastrados na FENIG vem ganhando cada vez mais projeção fora de Nova Iguaçu. Isso porque a fundação tem buscado projeção fora da cidade e até mesmo do estado.
Em 2022, Nova Iguaçu foi pioneira ao ser a primeira cidade a ter um stand próprio no Rio Artes Manuais. Este ano, a FENIG voltou a marcar presença no evento, desta vez ao lado de Angra dos Reis, Maricá e Niterói. Os artesãos da FENIG também são figura certa na Feira Mega Artesanal de São Paulo, a maior feira de artesanato da América Latina. De 2017 para cá, a cidade esteve presente em todas as edições do evento.
Artesãos cadastrados pela FENIG estão sempre em evolução. No entanto, além de aperfeiçoar e adquirir novas técnicas, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades que lhes permitam dar maior visibilidade às suas mercadorias. Em um mundo cada vez mais digital, saber utilizar as redes sociais é fundamental para alcançar o maior número possível de clientes em potencial.
Por isso, duas das oficinas oferecidas pela FENIG que mais se destacam são “Redes Sociais” e “Fotografia”. Na primeira, os artesãos aprendem a dominar ferramentas como Instagram e Facebook, redes sociais muito utilizadas por pequenas e grandes empresas para a venda de produtos. Já a segunda contribui para que os artesãos saibam captar as melhores imagens de suas peças, tornando-as mais atrativas na divulgação virtual.
Outra vantagem exclusiva para artesãos cadastrados pela FENIG é a obtenção de uma carteirinha que oferece condições especiais em lojas parceiras. Atualmente a FENIG conta com uma rede de empresas composta por lojas, consultórios, farmácias, entre outros. Com ela é possível obter descontos de até 30% em compras. Além disso, os cadastrados podem se associar ao SESC e usufruir das instalações do equipamento.