Agentes recuperaram aves silvestres que haviam sido presas em armadilhas de caçadores.Divulgação
Guarda Ambiental realiza apreensão de aves silvestres capturadas irregularmente em Nova Iguaçu
Agentes também recolheram animais que foram encontrados por moradores em área urbana
A Guarda Municipal Ambiental de Nova Iguaçu realizou apreensão de sete aves silvestres e alçapão para a caça dos animais no Bairro Oliveira. A Operação foi organizada após denúncia recebida sobre a captura de aves silvestres.
Os agentes foram até o local e constataram seis aves da fauna silvestre nativa e uma ave silvestre exótica invasora sem os devidos registros. Também foi encontrado um alçapão e uma gaiola com alçapão embutido para realizar apanha das aves.
Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres/ IBAMA, no município de Seropédica. A Lei Federal n° 9605/98, art. 29 tipifica a caça, apanha e guarda de animais silvestres como crime ambiental. A apuração ainda segue em Processo Administrativo.
Também nos últimos dias, foram realizados o recolhimento de um Cágado-cabeça-de-cobra (Hydromedusa tectifera) durante a dragagem e limpeza de um rio no Bairro Jardim da Viga, e de um Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) que foi encontrado na rua por um morador do Bairro Caonze.
O recolhimento foi realizado por moradores e agentes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos que acionaram a Guarda Municipal Ambiental. Ambos também foram entregues no Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, no município de Seropédica.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.