Agentes recuperaram aves silvestres que haviam sido presas em armadilhas de caçadores.Divulgação

A Guarda Municipal Ambiental de Nova Iguaçu realizou apreensão de sete aves silvestres e alçapão para a caça dos animais no Bairro Oliveira. A Operação foi organizada após denúncia recebida sobre a captura de aves silvestres.
Os agentes foram até o local e constataram seis aves da fauna silvestre nativa e uma ave silvestre exótica invasora sem os devidos registros. Também foi encontrado um alçapão e uma gaiola com alçapão embutido para realizar apanha das aves.
Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres/ IBAMA, no município de Seropédica. A Lei Federal n° 9605/98, art. 29 tipifica a caça, apanha e guarda de animais silvestres como crime ambiental. A apuração ainda segue em Processo Administrativo.
Também nos últimos dias, foram realizados o recolhimento de um Cágado-cabeça-de-cobra (Hydromedusa tectifera) durante a dragagem e limpeza de um rio no Bairro Jardim da Viga, e de um Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) que foi encontrado na rua por um morador do Bairro Caonze.
O recolhimento foi realizado por moradores e agentes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos que acionaram a Guarda Municipal Ambiental. Ambos também foram entregues no Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, no município de Seropédica.