Concessionária reparou tubulação rompida em subterrâneo de linha férrea de Nova Iguaçu.Divulgação

A concessionária dos serviços de água e esgoto de Nova Iguaçu montou uma operação de emergência para encerrar um vazamento de grandes proporções que acontecia no subterrâneo da linha férrea, no Centro do município. O rompimento da tubulação desperdiçou cerca de 11 milhões de litros de água em aproximadamente 50 dias, volume suficiente para abastecer cerca de 400 famílias ao longo de um mês.

Durante o reparo, que durou cerca de cinco horas, 10 profissionais se dedicaram à soldagem de uma peça metálica, responsável pela vedação do tubo, que havia se rompido devido à forte pressão da água. O equipamento recebeu o reforço de barras de ferro para impedir que novos rompimentos aconteçam.

O combate às perdas de água tratada é um desafio na cidade. A concessionária investe em vistorias diárias, incluindo a utilização do geofone, um amplificador que tem a função de detectar vazamentos não visíveis em ruas e avenidas, escutando o som característico, sinais de vibração ou ruídos nas tubulações.

“Um de nossos grandes desafios é reduzir o desperdício de água na Baixada Fluminense. Nossas equipes estão nas ruas todos os dias realizando sondagens e vistorias, mas nem sempre os vazamentos são visíveis. Por isso, contamos com o auxílio da tecnologia”, explicou o gerente de Operações, Leonardo Canto.

Além das inspeções diárias realizadas pelas equipes da concessionária, a população também pode acionar a empresa, caso identifique algum vazamento, por meio do telefone 0800 195 0195, que funciona por ligação gratuita 24 horas por dia e whatsapp.