Semana em Nova Iguaçu foi marcada por série de ações de conscientização contra a dengue.Divulgação

Na última semana, a Superintendência de Vigilância Ambiental (SUVAM), da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Nova Iguaçu, promoveu uma ação para conscientizar a população sobre como combater ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunya. Agentes da SUVAM distribuíram folhetos educativos com orientações sobre como evitar focos do mosquito na Praça Rui Barbosa, no Centro.
Moradora de Tinguá, a aposentada Neide Garcia, de 80 anos, comentou que já toma todos os cuidados necessários para evitar o mosquito, porém, seus vizinhos ainda não estão conscientizados de como devem proceder.
“Eu acho importantíssimo ter um evento de conscientização para a população. Eu tomo todo cuidado, e na minha casa não tem nenhum foco, mas percebi que tem água parada na casa da minha vizinha. Vou levar panfletos e vou espalhar na minha vizinhança para que aprendam o que deve ser feito para evitar o mosquito”, relatou Neide.
Devido ao aumento de casos confirmados de dengue nos últimos meses, ações de prevenção e combate estão sendo intensificadas. Durante todo ano, agentes fazem visitas rotineiras nos bairros, conforme cronograma, orientando a população como evitar o acúmulo de água parada e a forma correta de guardar garrafas, vasos de plantas, entre outros itens.