A Firjan SENAI está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de qualificação e especialização profissional em Nova Iguaçu. São ofertadas 576 vagas, distribuídas em 25 títulos, voltados para a formação e aperfeiçoamento de mão de obra para o ingresso nos setores Gráfico, de Tecnologia da Informação, Construção Civil, Mobiliário, Energia, Indústria e Têxtil.
As aulas têm previsão de início já no mês de abril e há cursos começando ao longo do ano, até outubro de 2023. A iniciativa faz parte do Programa de Qualificação Setorial, que está com mais de oito mil vagas em cursos distribuídos em instituições da Firjan SENAI em todo o estado, ao longo do ano.
Pelas instalações da Baixada Fluminense, são ofertados os cursos de Administrador de banco de dados, Eletricista Industrial, Editor de Projeto Visual Gráfico, Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração, Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, Marceneiro, Operador de Máquinas de Marcenaria, Instrumentista Industrial, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Caldeireiro, Instrumentista Industrial, Mecânico de Manutenção, Operador de Produção Industrial, Soldador Mecânico, Mantenedor e Controlador de Plantas Industriais, Operador de Processos na Indústria de Plásticos, Almoxarife, Assistente de Operações em Logística, Assistente de Produção Industrial, Mantenedor e Controlador de Plantas Industriais, Confeccionador de bolsas em tecido, Modelista - Modelagem Manual, Operador de Máquina de Costura para Produção Industrial.
Os interessados devem consultar o edital disponibilizado na página do Programa de Qualificação Setorial. Nele, consta a relação completa de cursos, bem como os critérios para participação, contatos e endereços dos locais onde serão realizadas as aulas. Os cursos gratuitos são direcionados para candidatos que tenham renda familiar per capita bruta de até 1,5 salário mínimo.
As oportunidades são para estudantes, inclusive menores de 18 anos, que estejam cursando os ensinos Fundamental, Médio ou Técnico, e também para trabalhadores, com variados níveis de escolaridade, conforme pré-requisito do curso. Há modalidades com turmas nos períodos da manhã, tarde e noite.
O gerente de educação profissional da Firjan SENAI, Edson Melo, explica que as datas, turnos, locais e tempo de duração variam de acordo com o curso escolhido, seja com o foco na qualificação ou no aperfeiçoamento profissional.
“Os cursos, que podem ter cargas horárias de curta, média ou longa duração, propiciam o desenvolvimento de competências e a formação de jovens ou a atualização daqueles que já possuem experiência no mercado de trabalho”, disse.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.