Nova Iguaçu segue com seu programa de imunização contra a Covid-19 nesta semana.Divulgação

Apesar da Organização Mundial de Saúde (OMS) ter decretado, na última semana, o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), nível mais alto de alerta da pandemia da Covid-19, os cuidados e, principalmente, a vacinação contra o coronavírus não terminaram. Como o vírus continuará com status de pandemia, já que ainda há disseminação pelo mundo, a campanha de vacinação continuará acontecendo em Nova Iguaçu. A ESPII foi implantada há cerca de três anos.
O secretário de saúde de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti ressaltou a importância do prosseguimento da campanha de vacinação no município.
“É um momento significativo na evolução de combate ao vírus, porém não significa que a proteção e medidas sanitárias, coletivas e individuais devem acabar. Só chegamos a esse avanço, principalmente, por conta da vacina. A vacina salva vidas e precisa continuar salvando. Então, mantenha seu calendário de vacinação contra Covid-19 atualizado para que você continue se defendendo contra esse vírus”, disse.
Um fato que colaborou para o decreto foi os altos níveis globais de imunidade à Covid, induzido pela vacina e/ou infecção. A vacinação contra o coronavírus iniciou menos de um ano após o primeiro caso, em 2019, e se tornou a medida mais eficaz no combate à doença.
“O Ministério da Saúde também pontuou a importância do anúncio da OMS, mas não vai alterar as recomendações que as pessoas devem se vacinar contra a Covid porque o vírus Sars-Cov-2 continua em circulação”, completou o secretário.
As informações completas sobre testagem e vacinação contra Covid-19 estão disponíveis no link: http://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/covid-19/