Maternidade de Nova Iguaçu celebra Dia Nacional do Teste do Pezinho com realização de exames nesta terça.Divulgação
Maternidade de Nova Iguaçu realiza exames no Dia Nacional do Teste do Pezinho
Os pais devem trazer a caderneta de vacinação e certidão de nascimento e do bebê
Nesta terça se celebra o Dia Nacional do Teste do Pezinho, e a Maternidade Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu vai realizar um dia de testagem para os recém-nascidos que já receberam alta da unidade, mas ainda não fizeram o exame. Basta os responsáveis levarem as crianças na unidade. A expectativa é de atender até 50 recém-nascidos, das 9h às 16h.
O teste do pezinho, que de ser feito entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê, faz parte das ações do Programa Nacional de Triagem Neonatal e ajuda a identificar e tratar precocemente algumas doenças genéticas, metabólicas, enzimáticas ou endocrinológicas que podem comprometer a saúde dos pequenos.
Para os recém-nascidos que recebem alta com menos de três dias de vida, as equipes médicas e de enfermagem orientam os pais ou responsáveis a procurarem um posto de saúde próximo de sua residência para fazer o exame. Em Nova Iguaçu, todas as unidades básicas de saúde e clínicas da família fazem a coleta, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
“Queremos chamar a atenção dos pais e responsáveis para que não deixem o teste do pezinho de seus filhos para depois. O exame é feito gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Nova Iguaçu, por livre demanda”, disse o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.
Para realizar o Teste do Pezinho, os pais devem trazer a caderneta de vacinação e certidão de nascimento e do bebê, além do comprovante de residência, CPF e cartão do SUS da mãe ou responsável.
Além da Maternidade Mariana Bulhões, o serviço de atenção básica de Nova Iguaçu também vai reforçar a importância do teste do pezinho. Durante todo o mês de junho serão promovidas ações de orientação sobre o tema, com rodas de conversa, principalmente com gestantes que vão às consultas de pré-natal e grupos de educação em saúde.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.