Nova Iguaçu - A campanha Novembro Azul, que enfatiza os cuidados com a saúde do homem na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, segue em Nova Iguaçu. Em alusão ao tema o ônibus itinerante da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) está circulando por bairros do município. São oferecidas consultas médicas, encaminhamentos para exames de ultrassonografia da próstata, além de serviços de postos de saúde e clínicas da família, como consultas médicas e odontológicas, aplicação de vacinas, aferição de pressão arterial e glicose, testes rápidos para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e hepatites.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens. Os exames devem ser feitos a partir dos 45 anos e, aos 40 anos, para os de grupo de risco. Os dois tipos de exames para o rastreamento do câncer de próstata são a dosagem de Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Nova Iguaçu registrou 51 óbitos por câncer de próstata no ano passado. A conscientização para identificação precoce e tratá-lo o quanto antes faz parte da do tema principal da campanha.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, enfatiza a importância de o homem ter consciência desse cuidado.
“Durante todo o mês de novembro realizaremos ações com encaminhamentos para ultrassonografia da próstata e testes de PSA, procedimentos essenciais para se detectar o câncer. Vamos atuar com a estratégia de prevenção e orientação. É importante cuidar da saúde e se certificar que está tudo bem, pois se o câncer não for tratado, pode levar à morte”, disse.
O médico urologista Abdallah Elias destaca que, quanto mais rápido for o diagnóstico do câncer de próstata, há mais chances de cura.
“O tratamento do câncer no estágio inicial é mais eficaz. Por isso é importante que o homem tenha esse cuidado de fazer os exames, porque se tiver algo anormal com a próstata e for detectado o quanto antes, o quadro pode ser revertido”, explicou.
Morador do bairro Vila de Cava, Arcanjo Gabriel de Medeiros, de 65 anos, passava perto da praça e aproveitou a oportunidade para garantir seu encaminhamento para a ultrassonografia da próstata. Ele disse que cuidar da saúde é prioridade.
“Não se deve deixar a saúde para depois. Precisamos nos cuidar, estar com tudo em dia. Eu mesmo já aproveitei e garanti meu encaminhamento para o exame de próstata. Minha saúde em primeiro lugar”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.